top of page

FEBRACE - FórumCCNTs 2024: Tudo Bem não Estar Bem: Promovendo Saúde Mental nas Escolas

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2024 e selecionado por seu potencial na categoria Prêmio Destaque FórumCCNTs 2024


Tudo Bem não Estar Bem: Promovendo Saúde Mental nas Escolas



O trabalho apresentado teve como objetivo abordar a área da saúde mental, com foco no autoconhecimento, no maior acesso a informações essenciais e na promoção da saúde mental, ressaltando a relevância desses elementos no contexto da educação. O projeto é motivado por uma questão relacionada ao retorno das aulas presenciais após o surto pandêmico da COVID-19.


A partir de informações coletadas por pesquisadores como Binotto, Goulart e Pureza (2021), foram observados aumentos significativos de transtornos mentais em grupos de adolescentes da educação básica, resultando em consequências negativas para suas rotinas escolares. O isolamento social e os efeitos do surto pandêmico podem ser apontados como os principais causadores dessa questão.


A disponibilização de informações sobre transtornos psicológicos e seus sinais é crucial para o autoconhecimento dos estudantes e para a diminuição dos preconceitos relacionados a esses assuntos, contribuindo para uma educação e qualidade de vida mais aprimoradas para os estudantes.


Nesse contexto, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro “Tudo bem não estar bem”, com o objetivo de promover a saúde mental e o autoconhecimento nas escolas. Os conteúdos abordados nas cartas do jogo têm como referência artigos científicos e pesquisas de relevância, sendo a principal fonte de conhecimento o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), material desenvolvido pela APA (Associação Americana de Psiquiatria).


O projeto compartilha dados estatísticos da validação conduzida por profissionais das áreas de educação e psicologia da Escola SESI-Prata e da Unifacisa, além de contar com uma amostragem realizada com estudantes do ensino médio da Escola SESI-Prata, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba.


Como conclusão, observou-se que a implementação do jogo em atividades educativas pode ser uma valiosa estratégia de apoio ao bem-estar emocional e social dos estudantes do ensino secundário, proporcionando-lhes um caminho de autoconhecimento, empatia e comunicação emocional, elementos necessários para o crescimento integral e saudável dos alunos.


Espera-se que este trabalho promova práticas educativas mais inclusivas, sensíveis e eficazes no contexto do bem-estar emocional e social dos alunos, fornecendo ferramentas para enfrentar desafios emocionais na escola e em suas vidas pessoais. Além disso, busca-se contribuir para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, relacionado à saúde e bem-estar, e do ODS 4, vinculado a uma educação de qualidade para todos.


Autores: Tarcila Lorena de Souza Oliveira (Estudante), Maria Luiza Oliveira de Lima (Estudante), Eduardo Adelino Ferreira (Orientador) e Mônica Larissa Aires de Macêdo (Coorientador)


Instituição: Escola Sesi - Unidade Prata


Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, saúde mental, alunos

Comentários


bottom of page