• FórumDCNTs

Participe da Semana Global de Ação em DCNTs

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são atualmente a causa número 1 de morte no mundo, e a carga é desproporcionalmente grave em países de baixa e média renda, onde vivem quatro em cada cinco pessoas com DCNTs. A Semana Global de Ação sobre DCNTs, que acontece do dia 05 a 11 de setembro, visa unir o movimento de DCNTs a cada ano sob um tema específico. As ações podem ser grandes ou pequenas - o poder da Semana Global para Ação vem da colaboração entre países e setores em direção a um objetivo comum: reduzir mortes e doenças evitáveis ​​e aumentar a saúde e a equidade em todo o mundo.



Começando em 2020 e continuando até a quarta Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre as DCNTs em 2025, a campanha da Semana Global para Ação sobre as DCNTs se concentrará em preencher as maiores lacunas para o progresso das DCNTs: Responsabilidade, Investimento, Liderança, Envolvimento Comunitário e Cuidado. Cada ano será dedicado a um deles, e em 2022 o tema é o investimento.


A falta de recursos e investimento na prevenção e atenção às DCNTs está custando ao mundo milhões de vidas e de dólares a cada ano. Porém, existem ações poderosas e rentáveis que podem realizar para frear a onda das DCNTs. Com um investimento de US$ 1,27 por pessoa por ano, os países de baixa e média renda poderiam salvar 8,2 milhões de vidas, prevenir várias DCNTs e gerar US$ 350 bilhões até 2030. Durante décadas, as DCNTs tem sido um dos problemas de saúde mundial com menos financiamento em relação às bilhões de pessoas que afetam, com um mísero 1-2% da assistência total para o desenvolvimento da saúde dedicada às DCNTs nos últimos 20 anos.


Fonte: actonncds.org

A Semana Mundial de Ação desse ano destaca cinco mensagens principais:

  1. O número de mortes por DCNTs é inaceitável, desigual e crescente.

  2. As DCNTs são um importante problema de direitos humanos e equidade, e o problema de saúde global mais subfinanciado.

  3. As economias globais não podem se dar ao luxo de negligenciar as DCNTs.

  4. As DCNTs ameaçam a resiliência, a preparação para futuras pandemias e os sistemas de saúde.

  5. Os governos podem obter benefícios econômicos substanciais por meio de ousadas ações.

Para auxiliar a participação da sociedade durante a Semana de Ação, foram desenvolvidos recursos de divulgação, infográficos e materiais para as redes sociais. O download de todos os materiais pode ser feito gratuitamente através do site da campanha. Ao utilizar qualquer recurso, recomenda-se fornecer os direitos autorais.


Clique nas caixas abaixo para baixar os materiais da NCD Alliance traduzidos para o português por Bruna Lima, Bruna Patrício e Henrique Alves.

O que são DCNTs - Infográfico
.pdf
Download PDF • 317KB
Investindo nas DCNTs hoje - Infográfico
.pdf
Download PDF • 214KB


Saiba mais e participe da campanha aqui.


Fonte: Act on NCDs