top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Idec tem inscrições abertas para a Semana Sustentável 2023 - Até 23/07

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realiza a iniciativa Semana Sustentável como parte integrante da campanha global “Green Action Week” (Semana da Ação Verde), promovida pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza. O edital para a Semana Sustentável de 2023 está disponível e as inscrições estão abertas até 23/07.

O objetivo da Semana Sustentável é de impulsionar o consumo sustentável para que organizações da sociedade civil de diferentes países promovem ações coletivas na agenda da sustentabilidade. Serão financiadas ações que tenham por objetivo a promoção da produção e do consumo responsáveis e sustentáveis, e que levem em conta a perspectiva da justiça socioambiental, considerando questões de raça, gênero, renda e regionalidade.


Desde 2018, a campanha global tem como mote "Comunidades que Compartilham", buscando transformar a cultura consumista por meio do fortalecimento de coletividades colaborativas e sustentáveis. Assim, espera-se possibilitar que mais pessoas conheçam e tenham acesso à iniciativas de bens e serviços comprometidas com questões socioambientais, contribuindo para a transformação dos paradigmas atuais de produção e consumo.


Quem pode participar?


Organizações sem fins lucrativos, movimentos sociais, associações voluntárias, associações comunitárias, de moradores e/ou outras organizações da sociedade civil que:

  • Tenham pelo menos 3 anos de atuação e/ou experiência na temática de produção e consumo responsável e sustentáveis;

  • Não sejam membros da Consumers International.

A proposta deverá ser submetida para o e-mail projetos@idec.org.br, utilizando o formulário de inscrição disponível no site, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho de 2023. É obrigatório:

  • Enviar uma proposta preenchendo todos os campos do modelo disponível aqui, com informações relativas à organização e ao representante legal responsável pela gestão da iniciativa/ação proposta;

  • Dentro deste mesmo modelo, preencher o orçamento com todos os custos e o plano de trabalho detalhando as atividades e cronograma previsto;

  • Enviar o cartão CNPJ da organização junto ao formulário de aplicação.

Para garantir um maior equilíbrio, serão aceitos o envio de apenas uma proposta de cada organização. Caso tenha mais de uma ideia, é sugerido a submissão daquela que tiver maior sinergia com a proposta da Semana Sustentável.


No site do Idec site há uma seção de Perguntas Frequentes contemplando algumas possíveis dúvidas sobre a Chamada Pública.


Caso permaneçam dúvidas, envie por e-mail para projetos@idec.org.br com o assunto: “Semana Sustentável”.


Como será o financiamento?


O Idec, com apoio da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza, apoiará até 5 iniciativas com orçamentos de até R$ 13.800 para cada uma delas. Todo o recurso financeiro repassado à organização proponente deve ser exclusivamente aplicado nas ações da proposta selecionada. Isto quer dizer que não será permitido o subfinanciamento de atividades, com o repasse financeiro para outras organizações.


É importante destacar que o Idec realizará o acompanhamento financeiro das atividades, sendo a organização proponente responsável por garantir a transparência das informações, gerando os relatórios de despesas, conforme as instruções contratuais, arquivando os documentos fiscais originais e encaminhando cópias digitalizadas via e-mail para o contato a ser informado após a seleção da iniciativa.


Cronograma

  • 04/07/2023 - Abertura para submissão das propostas

  • 23/07/2023 - Prazo final para submissão de propostas

  • 24/07/2023 a 15/08/2023 - Análise das propostas submetidas, seleção e devolutiva

  • 21/08/2023 a 01/09/2023 - Reunião inicial, apresentação da Semana Sustentável e definição dos processos

  • 21/08/2023 a 19/11/2023 - Implementação do projeto

  • A definir - Evento de celebração e compartilhamento das experiências

  • 24/11/2023 - Prazo final para: Envio do relatório de atividades contendo: Descritivo das ações realizadas; Os principais resultados alcançados. Envio do relatório financeiro contendo: Cópias digitalizadas dos documentos fiscais e comprovantes de pagamento das despesas relacionadas à execução das atividades; Relatório de execução orçamentária.

O que é o Idec?


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua há mais de 35 anos representando consumidores de todo país na luta por relações de consumo mais justas. Somos independentes de governos, partidos políticos e empresas e nossa atuação é mantida com recursos de projetos financiados por fundações independentes e por doações de pessoas físicas. Nosso propósito é a preservação e garantia de direitos a partir de uma atuação que busca alternativas para prevenção e resolução de conflitos de consumo, especialmente nas áreas de consumo sustentável, serviços financeiros, saúde, alimentação saudável e sustentável, mobilidade, energia e telecomunicações e direitos digitais.


Acesse o Formulário de Inscrição aqui.


Comments


bottom of page