top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Umane desenvolve Observatório da Atenção Primária à Saúde

Agora é possível acessar dados atualizados sobre os principais fatores de risco e sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) mais prevalentes com apenas alguns cliques através do Observatório da Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela Umane.


A ferramenta permite que qualquer pessoa acesse dados do Ministério da Saúde e de outras bases de dados públicas e confiáveis de maneira amigável, ágil e simples. A plataforma reúne e organiza os dados de maneira acessível e, sempre que possível, esses dados são disponibilizados para todos os municípios do Brasil.

A plataforma estará em contínuo aperfeiçoamento e hoje já trabalha com 16 bases de dados diferentes, entre elas o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).


Vale destacar que com intuito de permitir um diagnóstico completo dos municípios a plataforma também traz algumas informações socioeconômicas como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).


bottom of page