top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Unidos pela Cura - Instituto Desiderata


Objetivo: Garantir o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento em câncer infantojuvenil, por meio de ações de: encaminhamento dos casos suspeitos e atendimento pelos hospitais em até 72 horas; capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária para a identificação de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes; e monitoramento dos casos encaminhados por meio de sistema informatizado e Boletim Informativo anual.


Casuística, período e região: No início do projeto, 2 estudos foram contratados para avaliar o cenário. A partir disto, o Instituto Desiderata, profissionais de saúde e gestores constituíram um grupo para planejar ações conjuntas de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Estado do Rio de Janeiro, que se tornou uma política no município do Rio de Janeiro a partir de 2010. O Instituto Desiderata desempenha papel de liderança para a continuidade e ampliação das atividades realizadas. 


Parceiros atuais: Entre as instituições corresponsáveis temos: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, COSEMS; serviços e hospitais especializados e sociedade civil organizada, tais como SOPERJ, SOBOPE e o próprio Instituto Desiderata.

bottom of page