top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Pessoas que utilizam o SUS poderão participar da reunião da Conitec

Usuários do SUS poderão compartilhar com o Plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) suas experiências no enfrentamento das mais diversas condições de saúde. A proposta estimula a participação voluntária, uma vez que aspectos ligados à vida real devem trazer considerações importantes para o processo de análise de incorporação das tecnologias feito pela Comissão.


As chamadas públicas para inscrição dos interessados têm início na próxima semana, por meio da página oficial da Conitec. Podem participar pessoas com alguma condição, familiares, tutores e cuidadores.


Participação popular.
Participação popular.

A primeira participação do chamado paciente-testemunho está prevista para a 93ª reunião, no mês de dezembro e o relato não poderá ultrapassar o tempo de dez minutos. A pauta será sobre o medicamento tafamidis meglumina para tratamento da cardiomiopatia amiloide, doença rara causada por um distúrbio do metabolismo de proteínas que atinge os tecidos do coração, prejudicando seu funcionamento.


A participação do paciente-testemunho ocorrerá na reunião de apreciação inicial da tecnologia em avaliação, aquela que antecede a consulta pública e onde a Conitec define a recomendação preliminar.


Informações sobre novas chamadas públicas serão atualizadas no site, no período que antecede as reuniões de cada mês.



bottom of page