• FórumDCNTs

100 anos de Insulina: Comemorar ou Reivindicar Avanços em Diabetes? - Save The Date - 19/11

Objetivos:

  • Reconhecer os avanços do Brasil em termos de acesso aos diferentes tipos de insulinas, medicamentos e tecnologias para manejo do diabetes.

  • Unir esforços para otimizar os cuidados, capacitando e equipando a Atenção Primária para que se torne o hub de controle da epidemia de diabetes e condições crônicas associadas.

  • Engajar diferentes stakeholders e setores para escalar programas e políticas de saúde a fim de prevenir, diagnosticar, monitorar e cuidar com qualidade do diabetes, evitando suas severas complicações e óbitos precoces.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Mauricio Mendonça (Sanofi) (Vídeo)

  • Bruno Helman (CPD) (Vídeo)

16h25-16h30 – Como o legislativo tem atuado para garantir o acesso aos medicamentos, tecnologias e cuidados de qualidade para pessoas com diabetes? (Carmen Zanotto, Deputada Federal) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como a variedade de moléculas de uma mesma classe e os biossimilares têm favorecido as incorporações de novas insulinas e medicamentos no Brasil e beneficiado a população com diabetes? (Karla Melo, SBD | Glic) (Vídeo)


16h45-16h50 – Qual a importância da incorporação de novas tecnologias para cuidados com diabetes? Quais deverão ser as incorporações mais importantes nos próximos anos? (Denise Franco, ADJ | SBD) (Vídeo)


16h55-17h00 – O que falta, como e por que melhorar diagnóstico e monitoramento do diabetes no Brasil? (Hermelinda Pedrosa, SBD) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais as estratégias do Ministério da Saúde para equipar e capacitar a Atenção Primária, visando melhorar diagnóstico, monitoramento e tratamento do diabetes?(Ariene Carmo, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Como nos engajaremos, para, ao reconhecermos os 100 anos de insulina, avançarmos com melhores resultados de prevenção, diagnóstico e cuidados com diabetes, reduzindo complicações e mortes precoces? (moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Bruno Helman (CPD)

  • Carmen Zanotto (Deputada Federal)

  • Denise Franco (ADJ | SBD)

  • Ariene Carmo (Ministério da Saúde)

  • Hermelinda Pedrosa (SBD)

  • Karla Melo (SBD | Glic)

  • Mauricio Mendonça (Sanofi)



Painelistas e moderador:


Bruno Helman

(Correndo pelo Diabetes)

Graduado em Relações Internacionais pela PUC, pós-graduação em Economia da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Foi consultor de defesa de direitos da OPAS para o Ministério da Saúde do Brasil, parte do Comitê Consultivo Global para Nossas Opiniões, Nossas Vozes da NCD Alliance, fundador e CEO da Running Diabetes, uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão e a saúde de pessoas que vivem com diabetes e de seus familiares por meio da prática regular de atividade física. Atualmente faz parte da equipe de Advocacy da International Diabetes Federation.


Carmen Zanotto

(Deputada Federal)

Graduada em Enfermagem. Experiência exitosa como Diretora de Enfermagem no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Diretora Administrativa do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, Secretária Municipal de Saúde em Lages (SC), Secretária Estadual da Saúde em Florianópolis em 2003 - 2010 e em 2021. Atualmente é Deputada Federal.


Denise Franco, MD, MSc

(ADJ | SBD)

Graduada em Medicina e mestrado em Endocrinologia Clínica e especialização em medicina do esporte pela pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente em diabetes, diabetes tipo 1 , tecnologia no tratamento do diabetes, sistema de infusão continuo de insulina e monitorização continua de glicose, aplicativos e software para diabetes, Insulinoterapia e novas terapias para diabetes. Atualmente é Diretora medica responsável pelo programa de educação em diabetes da ADJ -Associação de Diabetes Brasil, diretora medica e investigadora -no CPCLIN - Centro de Pesquisa Clinica e Educadora em diabetes.


Karla Melo, MD, PhD

(SBD)

Graduada em medicina, endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela FMUSP. Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado, terceiro setor e médica colaboradora da clínica de endocrinologia e diabetes do HC-FMUSP. Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Idealizadora e co-fundadora do maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia, Glic e atualmente é Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Mauricio Mendonça, MSc, PhD

(Sanofi)

Graduado em Economia, Mestre em Economia pela Unicamp e Doutor em Economia pela Universidade de Paris. Atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia, foi diretor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria. Atualmente é Diretor de Public Affairs da Sanofi para o Brasil.


Hermelinda Pedrosa, MD

(D-Foot | SBD)

Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Fellowship em Diabetes na Radcliffe Infirmary, Oxford-UK e Título de especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atuou como docente da ESCS-DF (Escola Superior em Ciências da Saúde, Coordena o Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia da FEPECS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde), Hospital Regional de Taguatinga e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal-SES-DF. Membro das Sociedades Brasileiras de Diabetes (SBD), Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD), American Diabetes Association (ADA) e da SBEM, International Working Group on the Diabetic Foot e coordena o Diabetic Foot Programme - International Diabetes Federation (IDF) for SACA Region. Atualmente é Diretora de Assuntos Governamentais da SBD e Vice-presidente D-Foot Internacional.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo