top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Doenças Respiratórias no Pós-COVID-19: Ações para Retomar o Controle - 03/12

Objetivos:

  • Entender como a pandemia interrompeu os cuidados e estratégias de prevenção e cuidados com doenças respiratórias no Brasil e as consequências disso.

  • Potencializar a Atenção Primária da Saúde para que reorganize o fluxo, estabeleça prioridades e implemente ações efetivas para mitigar os impactos do longo período de cuidados interrompidos.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em esforços multisetoriais para implementação de modelos com potencial para identificar novos casos de DPOC, asma e brecar a piora da saúde de pessoas já acometidas.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim (Vídeo)

  • Gustavo San Martin, AME/CDD (Vídeo)

16h25-16h30 – Como as propostas do Programa Abraçar têm permitido acelerar a retomada e otimizar os cuidados de pessoas com doenças respiratórias? (Sandra Sabino, SMS-SP) (Vídeo)


16h35-16h40 – Quais as recomendações atuais da OPAS/OMS para enfrentarmos as doenças respiratórias, que passaram a preocupar ainda mais com a pandemia? (Diogo Alves, OPAS/OMS) (Vídeo)


16h45-16h50 – Como o legislativo apoiará a otimização da retomada dos cuidados a pessoas com doenças respiratórias através da Frente Parlamentar de Doenças Respiratórias (Pedro Westphalen, Deputado Federal) (Vídeo)


16h55-17h00 - Quais avanços já podemos comemorar e quais aspectos ainda precisam ser aperfeiçoados para os cuidados das Doenças Respiratórias? (Alessandro Chagas, CONASEMS) (Vídeo)


17h05-17h10 – Como o programa de Tele-espirometria permitirá melhorar diagnóstico e acompanhamento de Doenças Respiratórias na Atenção Primária? (Hannah Domingos, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Compromisso de implementação sustentável e em escala, prevendo resultados concretos. (Moderação: Dr. Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Alessandro Chagas, CONASEMS

  • Diogo Alves, OPAS/OMS

  • Gustavo San Martin, AME/CDD

  • Hannah Domingos, Ministério da Saúde

  • Mark Barone, FórumDCNTs

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim

  • Pedro Westphalen, Deputado Federal

  • Sandra Sabino, SMS-SP


Painelistas e Moderador


Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar,. Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atualmente é Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Diogo Alves, MSc

(OPAS/OMS)

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Direito das Relações Internacionais Atualmente. Atuou como Assessor de Assuntos Internacionais no Ministério da Saúde atuando na promoção de ações estratégicas internacionais, com articulação dos projetos de cooperação técnica e interlocução do Governo brasileiro com outros países em matéria de saúde global. Atualmente é Consultor Nacional da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Gustavo San Martin

(AME/CDD)

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Consultor especializado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Instituições do Terceiro Setor. Atuante na formatação, estruturação e execução de projetos institucionais e operacionais. Fundou a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), onde atualmente é Diretor Executivo.


Hannah Domingos, MBA

(Ministério da Saúde)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) - FIOCRUZ, MBA Jr em Gestão de Empresas no Instituto de Excelência em Gestão (IEG) e especialista em Saúde da Família. Atuou nas gestões do Centro Acadêmico de Farmácia da UFRJ (CAFar UFRJ) e da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEFAR), participou da Rede de Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (REPPICS). Atualmente é Técnica no Ministério da Saúde.


Paulo Fascina, MBA

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Pós Graduado em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Negócios Globais pela The University of Manchester. Atualmente é o responsável pela área de Ecossistemas em Saúde na Boehringer Ingelheim Brasil.


Pedro Westphalen, MD

(Deputado Federal)

Graduado em medicina, iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2002. Westphalen foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ajudou na reconstrução do IPE Saúde. Foi secretário Estadual da Ciência e Tecnologia e secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul. Após 4 mandatos como deputado estadual, hoje exerce seu 1º mandato na Câmara Federal. É também vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde, presidente da Frente Parlamentar de Imunização da Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão Externa de Ações para o Combate ao Coronavírus.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Sandra Sabino

(Secretaria Municipal de Saúde - SP)

Graduada em Nutrição e Especialização em Saúde Pública pela Universidade São Camilo, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em regulação, controle, avaliação e auditoria do SUS pelo Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde. Atuou como Coordenadora das unidades de saúde na região sul da cidade de São Paulo e atualmente é Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária na Prefeitura de São Paulo.



Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo


bottom of page