• FórumDCNTs

Dor Crônica: Necessidade de Gestão de Uma Doença Ignorada - 08/10

Objetivos:

  • Compreender o desafio a nível pessoal e populacional da doença crônica mais prevalente, a dor crônica.

  • Identificar boas práticas adotadas no sistema público e no privado, assim como necessidade de ampliá-las e diversificá-las, para a prevenção e o tratamento adequados da dor crônica.

  • Planejar ações intersetoriais e políticas que permitam reduzir o ônus da dor crônica sobre as pessoas individualmente e a população como um todo.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Vídeo)

  • Ricardo Lauricella, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Marco Antonio da Silva, Viatris (Vídeo)

16h25-16h30 – Dor Crônica no Brasil e no Mundo, por que se preocupar? (Catarina Dahl, OPAS/OMS) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como é atualmente e como poderia ser melhorada a jornada da pessoa com dor crônica no sistema público? (Marcos Aurélio, Sociedade Brasileira de Reumatologia) (Vídeo)


16h45-16h50 – Como é atualmente e como poderia ser melhorada a jornada da pessoa com dor crônica no sistema privado? (Felipe Vieira, Amil) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como os diferentes níveis atenção podem melhorar os cuidados da pessoa com dor crônica? (Moises Lima, HC FMUSP) (Vídeo)


17h05-17h35 – Debate – Com quais prioridades devemos nos comprometer a fim de reduzir o ônus da dor crônica sobre as pessoas individualmente e a população como um todo? (Moderação: Ricardo Lauricella, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Catarina Dahl, OPAS/OMS

  • Marco Antonio da Silva, Viatris

  • Marcos Aurélio, SBR

  • Felipe Vieira, Amil

  • Moises Lima, HC FMUSP


Painelistas e Moderador:


Catarina Dahl, MSc, PhD

(OPAS)

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP) e Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Consultora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).


Marco Antonio da Silva, MBA

(Viatris)

Graduado em Odontologia, com especialização em Gestão de Planos e Seguros de Saúde pelo SENAC e MBA em Gestão estratégica de Negócios pela USP. Amplo conhecimento em saúde suplementar, economia de saúde e farmacoeconomia. Atua há mais de 15 anos empresas nacionais e multinacionais nas áreas de estratégia, relacionamento e negócios, onde liderou projetos diversos nos segmentos de Seguro Saúde, Seguro Odontológico, Hospitais, Diagnóstico por Imagem e Laboratorial. Atualmente ocupa a posição de Medical Outcomes Manager na Upjohn/Viatris.


Marcos Aurélio

(Sociedade Brasileira de Reumatologia)

Graduado em medicina e especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e pelo Conselho Federal de Medicina. Presidente da Comissão de Dor, Fibromialgia e outros Reumatismos de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Membro da Comissão de Dor da Associação Médica Brasileira.



Moisés Lima, MD

(HC FMUSP)

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (2005), especialista em Fisiatria. Atuou no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP - IMREA, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e Médico do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região (TRT SP). Atualmente é Medico fisiatra do HC FMUSP e do Servidor Público.


Ricardo Lauricella

(Fleximedical Soluções em Saúde e Fórum DCNTs)

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º Setor, trabalha há mais de 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. De 2010 a 2019 foi responsável no CIES Global pelo relacionamento institucional e governamental, com mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como os prêmios recebidos pelo CIES, e de fóruns e grupos de trabalho relacionados a finanças sociais e indicadores de impacto social. Comandou, como Superintendente, a OSC Turma do Bem e, atualmente é Head de Inovação e Comunicação na Fleximedical.


Felipe Vieira, MD

(Amil)

Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques e especialista em medicina de família e comunidade (MFC) pela SMS-Rio/SUS. Atuou como Coordenador latino americano de intercâmbios médicos em MFC, Supervisor do programa de residência médica de medicina de família da Amil. Atualmente é Médico gestor de programas em saúde na UHG BRASIL Amil.


Parceiros Institucionais:

Parceiro Corporativo: