Buscar

Webinar Prevenção e Tratamento das Doenças Respiratórias Durante e Após COVID-19 (20/11)

Atualizado: há 15 horas

Objetivos:

  • Conhecer o impacto da pandemia sobre as Condições Respiratórias Crônicas no Brasil.

  • Entender os planos nacionais de enfrentamento e o atual cenário para prevenção e tratamento da DPOC, Asma e outras Condições Respiratórias Crônicas na Saúde Pública e Suplementar.

  • Facilitar ajustes na Gestão das Condições Respiratórias Crônicas nos Sistemas de Saúde Público e Suplementar.


Agenda:


16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Vídeo)

- Qual o significado do Dia Mundial da DPOC?

- Quais os principais desafios atuais da DPOC e outras Doenças Respiratórias Crônicas no Brasil na perspectiva do usuário?

- Como a Pandemia Impactou ou Agravou as Doenças Respiratórias Crônicas?

  • Zuleid Mattar, Associação Brasileira de Asmáticos

  • Marília Gusmão, Boehringer Ingelheim

  • Mark Barone, FórumDCNTs

16h20-16h30 – Panorama Global e Nacional das Doenças Respiratórias Crônicas: Orientações da OPAS/OMS (Rafael Dall’Alba, OPAS) (Vídeo)

16h40-16h50 – Preocupações vindas do monitoramento das Doenças Respiratórias Crônicas e seus fatores de risco no Brasil (Tania Cavalcante, INCA) (Vídeo)

16h50-17h00 – Ajustes prioritários atuais para cuidados com Saúde Respiratória nos setores Público e Privado (Rafael Stelmach, Fundação PróAr) (Vídeo)

17h00-17h10 – Doenças Respiratórias Crônicas no Plano Nacional de Enfrentamento às DCNTs (Eduardo Marques Macário, FórumDCNTs) (Vídeo)

17h10-17h40 – Qual o papel do legislativo para otimizar os planos de cuidados com Doenças Respiratórias neste momento? (Pedro Westphalen, Deputado Federal) (Vídeo)

17h20-17h50 – Debate “Onde e como podemos melhorar, já pensando no PCDT de DPOC?”

(Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Eduardo Macário, FórumDCNTs

  • Marília Gusmão, Boehringer Ingelheim

  • Rafael Dall’Alba, OPAS

  • Rafael Stelmach, Fundação PróAr

  • Tania Cavalcante, INCA

  • Zuleid Mattar, Associação Brasileira de Asmáticos

  • Pedro Westphalen, Deputado Federal


Painelistas e Moderador:



Eduardo Marques Macário, MSc, PhD

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE (2001) e Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2013). Consultor técnico do Ministério da Saúde (de 2001-2009), na gerência técnica do SINAN e na coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis. Desde 2010, atuou em saúde indígena da FUNASA e como coordenador do programa EPISUS na SVS/MS (2011-2012). Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização e Diretor de Vigilância Epidemiológica para o estado de Santa Catarina (2013-2018) e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES/SC. Foi diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (2019-2020).


Marília Gusmão, MBA

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco; MBA em Relações Institucionais pela Universidade de Pernambuco; Cursos em Políticas Públicas de Saúde pela Harvard University e Relações Governamentais & Advocacy pela The George Washington University. Atua há 15 anos em empresas (nacionais e multinacionais) dos setores de saúde, energia, comunicação, telecomunicações e infraestrutura. Atualmente, é Gerente de Relações Governamentais da Boehringer Ingelheim.



Pedro Westphalen, MD

Graduado em medicina, iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2002. Westphalen foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ajudou na reconstrução do IPE Saúde. Foi secretário Estadual da Ciência e Tecnologia e secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul. Após 4 mandatos como deputado estadual, hoje exerce seu 1º mandato na Câmara Federal. É também vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde, presidente da Frente Parlamentar de Imunização da Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão Externa de Ações para o Combate ao Coronavírus.



Rafael Dall Alba, MSc

Graduado em Ciências Biológicas, Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, em Ciências da Saúde Cardiologia & Ciências Cardiovasculares pela UFRGS. Pesquisador de projetos em parceria entre a UFRGS e Ministério da Saúde do Brasil no campo da Saúde Coletiva inserido em projetos de gestão, qualificação do cuidado e sistemas de informação em saúde. Atuou na esfera da gestão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Departamento de Atenção Hospitalar e Urgências do Ministério da Saúde e na Coordenação Geral da Política de Humanização do Ministério da Saúde. Atualmente é Consultor Técnico da OPAS/OMS da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DCNT e Saúde Mental.



Rafael Stelmach, MD

Graduado em Medicina pela Fundação Universitária do ABC (1985), doutorado em Medicina-Pneumologia pela Universidade de São Paulo (1999) e obteve titulo de Livre-Docente pelo Departamento de Cardiopneumologia da Universidade de São em 2012. Professor doutor colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) nos cursos de graduação e pós graduação dos Departamentos de Cardio-Pneumologia e Fisiopatologia Experimental. Exerce a função de médico assistente na Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do HC-FMUSP e atualmente Presidente da Fundação PróAR.


Tania Cavalcante, MD, MSc, PhD

Graduada em medicina, mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutora em Oncologia. Entre 2001 e 2010 chefiou a Divisão de Controle do Tabagismo e de outros Fatores de Risco de Câncer do INCA e nessa posição também assumiu a coordenação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Atualmente atua como Secretária Executiva da Comissão Nacional da Comissão (Interministerial) para Implementação da Convenção Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CONICQ).



Zuleid Mattar, MD

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) e médica pediatra.






Mark Barone, PhD

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.



Parceiros Institucionais Parceiro Corporativo


174 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube