top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar: Ajustes Necessários na Gestão do Diabetes (Saúde Pública e Suplementar)

Objetivos:

  • Conhecer pontos críticos do impacto da COVID-19 sobre a população com diabetes no Brasil.

  • Agir sobre prioridades, efetuando ajustes efetivos da gestão do diabetes durante e após a pandemia.

  • Usar modelos, estratégias e ajustes de sucesso para a gestão do diabetes na Saúde Pública e Suplementar, adaptados ao novo cenário.


Agenda


19:00-19:10 - Abertura (Vídeo)

  • Sr. José Cristiano Soster, SESAB

  • Sr. José Otávio Corrêa, Abbott

Moderação: Dr. Mark Barone, FórumDCNTs/IDF


19:10-19:25 - Impacto da COVID-19 sobre o Diabetes no Brasil (Dr. Mark Barone, FórumDCNTs/IDF) (Vídeo)


19:30-19:45 - Prioridades para os cuidados do diabetes no novo cenário (Dra. Karla Melo, SBD/HCFMUSP/Glic) (Vídeo)


19:50-20:05 - Ajustes Necessários e de sucesso na Gestão da Saúde Suplementar (Dr. João Paulo Reis Neto, CAPSESP) (Vídeo)


20:10-20:25 - Otimização da gestão do diabetes na Atenção Primária SUS e ajustes durante a pandemia (Prof. Dr. Márcio Galvão Oliveira, UFBA) (Vídeo)


20:30-21:00 - Debate (Vídeo)


Panelistas:


Dr. João Paulo Reis Neto, MD

(CAPSESP)


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1986), especialização no Rio de Janeiro em Clínica Médica (1987-1988) e Cardiologia (1989-1990). Título de Profissional Certificado com Ênfase em Administração pelo Inst. de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Consultor, ministra palestras na área de gestão da saúde suplementar e auditoria. Membro do Comitê Consultivo da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research - ISPOR América Latina. Representante das Autogestões no Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE). Diretor-Presidente da CAPESESP, entidade de previdência complementar que administra plano de saúde CAPESAÚDE.


Dra. Karla Melo, MD, PhD

(SBD)


Médica Endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela FMUSP, onde atua como médica colaboradora da clínica de endocrinologia e diabetes do HC-FMUSP. Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado e terceiro setor. Idealizadora e co-fundadora do maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia, Glic.



Prof. Dr. Márcio Galvão de Oliveira, PhD

(UFBA)


Possui graduação em Farmácia (2001) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), aperfeiçoamento em Farmácia Clínica (2001) pela Universidad de Chile, especialização em Assistência Farmacêutica (2004) pela UFBA, mestrado (2007) e doutorado (2012) em Medicina e Saúde também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto IV de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência do Instituto Multidisciplinar em Saúde IMS da UFBA e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e professor permanente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva. Liderou o programa HealthRise em Vitória da Conquista, que reorganizou a Atenção Primária, melhorando bioindicadores das populações com diabetes e hipertensão.


Dr. Mark Barone, PhD 

(FórumDCNTs)


Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve projetos nacionais e internacionais de Pesquisa e Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (Im)pacientes, e Divulgação Científica. Fellow do Programa Global Health Leaders do PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Membro da ADJ Diabetes Brasil, do Departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Vice-Presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF), tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.



Participação especial:


José Cristiano Soster

(SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)


Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e atualmente é Diretor da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.



José Otávio Corrêa, MBA

(Abbott)


Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em marketing pela ESPM e em Relações Governamentais pela Universidade de George Washington. Amplo conhecimento em Políticas Públicas, com mais de 25 anos de experiência na Indústria da Saúde. Trabalhou nas empresas Bayer, Schering AG, Sanofi-Aventis e Eurofarma em vendas, marketing, acesso ao mercado (público e privado) e, na Abbott desde 2012, como Diretor de Acesso e Negócios Institucionais no Brasil, e Diretor Global de Negócios Institucionais pela divisão Farmacêutica. Atualmente é responsável pela área de Relações Governamentais e Institucionais (Corporate) da Abbott Brasil, Paraguai e Bolívia.


Parceiros institucionais: Parceiro corporativo:




bottom of page