top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e CCNTs - 22/09 às 13h




OBJETIVO DA CONFERÊNCIA LIVRE

Refletir acerca das relações entre a saúde mental e as condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), na perspectiva da integralidade e da intersetorialidade. Considera-se fundamental priorizar a atenção à Saúde Mental, aprimorando a integração dessa condição aos cuidados de outras CCNTs, melhorando a capacitação dos profissionais de saúde (com destaque aos da Atenção Primária à Saúde) e de profissionais da educação e da assistência social, para redução de riscos, rastreio, acolhimento e tratamento oportunos e adequados.


A Organização Mundial da Saúde ressalta que os transtornos mentais, neurológicos e o uso nocivo de substâncias psicoativas são os principais fatores que contribuem para a morbidade, incapacidade, lesões, mortalidade precoce e aumento do risco de outros problemas de saúde, na região das Américas.


Sabe-se que os transtornos mentais e o uso nocivo de substâncias psicoativas possuem uma correlação direta com o surgimento e agravamento de CCNTs. Além disso, há evidências de que as CCNTs foram exacerbadas e a saúde mental deteriorou-se durante o contexto da pandemia de Covid-19, tornando-se um desafio emergente para a atenção psicossocial no período pós-pandêmico. Este complexo cenário demanda a implementação e o financiamento de ações intersetoriais e políticas públicas integradas, assegurando o enfrentamento da elevada carga sindêmica das CCNTs e dos transtornos mentais e do uso nocivo de substâncias psicoativas no pós-pandemia.


Neste contexto, a proposta desta conferência livre está intrinsecamente ligada aos eixos temáticos “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania”; “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental” e "Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia". Espera-se que as discussões possam subsidiar a construção de diretrizes e propostas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.


DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO

Data: 22 de setembro de 2023 de 13h às 17h

Local: Será realizada em formato híbrido, com realização presencial no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e com transmissão simultânea pelo Zoom.


RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO

  • Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Minas Gerais (ABEn-MG)

  • Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Fórum Intersetorial para Combate às Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil (FórumDCNTs)


bottom of page