QUEM SOMOS

O FórumDCNTs tem como proposta reunir lideranças dos setores público, privado e terceiro setor para o combate à principal causa de mortes precoces no país, as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs). Trata-se de uma iniciativa contínua através de suas plataformas digitais e suas reuniões semestrais. Idealizado pelo Public Health Institute (PHI) em 2016, com programas semelhantes desenvolvidos simultaneamente na África do Sul e na Índia, hoje o FórumDCNTs conta com mais de 50 instituições participantes.

Lançamento do FórumDCNTs no dia 25 de outubro de 2017, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP)

  •  Combater as DCNTs no Brasil por meio de parcerias entre os setores público, privado e o terceiro setor.

  • Compartilhar conhecimento, criar oportunidades e facilitar a integração e a construção de soluções conjuntas, escaláveis e sustentáveis entre os seus membros.

  • Alinhar as prioridades com a agenda 2030, especialmente as relacionadas à meta 3.4 e ao objetivo 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando soluções que levem em conta os compromissos, as fortalezas e os desafios do País.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por mais de 74% das causas de morte no Brasil. As doenças cardiovasculares e o AVC, o diabetes, os diferentes tipos de câncer, e as doenças respiratórias crônicas são as que apresentam maior prevalência no país. Ao mesmo tempo, possuem fatores de risco modificáveis comuns entre elas. 

Objetivos

Comissão Organizadora

mb.png

Coordenador

Mark Barone, PhD

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação e Marketing. Desde 1999 desenvolve projetos nacionais e internacionais de Pesquisa e Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, e Divulgação Científica. Autor do livro "Diabetes: conheça mais e viva melhor". Membro da Diretoria da ADJ desde 2008, foi Fellow do Programa Global Health Leaders do PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Membro do Departamento de Educação da SBD e Vice-Presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF), tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.

est.png

(Public Health Institute)

Esther Tahrir, MPH

Mestre em Saúde Pública pela UC Berkeley, com estudos também nas Universidades UC Santa Cruz e Stanford. Viveu e trabalhou na África, Europa e América Latina. Fundadora e Diretora do Global Health Leaders Program (GHL), do Public Health Institute, que conta com parceria da Medtronic Foundation. Empenha-se em aumentar o acesso à prevenção e cuidados com as DCNTs e criar parcerias público-privadas inovadoras a nível mundial. Tem mais de 25 anos de experiência trabalhando em saúde pública e reprodutiva, apoiando programas de capacitação desenvolvimento de liderança e bolsas de estudo globalmente, incluindo o programa GoJoven.

pat.png

(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)

Patricia Vieira de Luca, MSc

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).

ricard.png

(Fleximedical Soluções em Saúde)

Ricardo Lauricella

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º Setor, trabalha há mais de 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. De 2010 a 2019 foi responsável no CIES Global pelo relacionamento institucional e governamental, com mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como o prêmios recebidos pelo CIES, e de fóruns e grupos de trabalho relacionados a finanças sociais e indicadores de impacto social. Comandou, como Superintendente, a OSC Turma do Bem e, atualmente é Head de Inovação e Comunicação na Fleximedical.

yara.png

(Fundação Novartis)

Yara Carnevalli Baxter, PhD

Graduou-se em Nutrição, com mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Participou em cursos locais e internacionais de liderança e gestão. Com início da carreira no Hospital das Clínicas da FMUSP por 12 anos, atuou em assistência, ensino e pesquisa. Trabalhou na Novartis do Brasil por 21 anos, dirigindo os Negócios da Nutrição Hospitalar; da Oncologia e na Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente representa a Fundação Novartis nas suas atividades no Brasil para o projeto Better Hearts Better Cities.

 

Comissão Consultiva

 
dan.png

(Public Health Institute e UC Berkeley)

Dan Gillette, MEd 

Bacharel em Desenvolvimento Humano pelo Lesley College Graduate School e Mestre em Educação por Harvard. Atualmente, é investigador principal (PI) no Public Health Insititute (PHI) e co-diretor do Tech for Social Good no CITRIS da UC Berkeley. Lidera no PHI o PHI Design Center e é conselheiro do Global Health Leaders (GHL). Co-fundador da InWorld Solutions, que forneceu ferramentas de realidade virtual para o mercado de saúde comportamental e, entre 2002 e 2008, presidente da Innovative Technology for Autism Initiative. Foi músico e compositor antes de ocupar cargos de pesquisa e ensino nas Universidades Carnegie Mellon e Stanford. 

3.bmp

(Ministério da Saúde)

Eduardo Marques Macário, MSc, PhD

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE (2001) e Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2013). Consultor técnico do Ministério da Saúde (de 2001-/2009), na gerência técnica do SINAN e na coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis. Desde 2010, atuou em saúde indígena da FUNASA e como coordenador do programa EPISUS na SVS/MS (2011-2012). Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização e Diretor de Vigilância Epidemiológica para o estado de Santa Catarina (2013-2018) e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES/SC. É atualmente Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis.

soster

(SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)

José Cristiano Soster

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e atualmente é Diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).

Imagem1.png

(Abbott)

José Otávio Corrêa, MBA

Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em marketing pela ESPM e em Relações Governamentais pela Universidade de George Washington. Amplo conhecimento em Políticas Públicas, com mais de 25 anos de experiência na Indústria da Saúde. Trabalhou nas empresas Bayer, Schering AG, Sanofi-Aventis e Eurofarma em vendas, marketing, acesso ao mercado (público e privado) e, na Abbott desde 2012, como Diretor de Acesso e Negócios Institucionais no Brasil, e Diretor Global de Negócios Institucionais pela divisão Farmacêutica. Atualmente é responsável pela área de Relações Governamentais e Institucionais (Corporate) da Abbott Brasil, Paraguai e Bolívia.

ma.png

(Consultora de Saúde Global)

Maria Angela Loguercio Bouskela, MD, MSc, MBA 

Médica pediatra, com Mestrado e MBA pela USP. Consultora na área da Saúde, participa da coordenação do projeto HealthRise Brazil. Trabalhou por 21 anos na Indústria Farmacêutica; responsável pela Divisão de Produtos Biotecnológicos na Roche, e CEO na Stiefel. Tem sólida experiência em liderança e gestão em ambientes complexos. Há 8 anos trabalha em Washington DC, com experiência em consultoria para a Abt Associates e o Banco Mundial, no programa Saúde na África, com vivência em 13 países, e com coaching e mentoria, focando em desenvolvimento profissional e pessoal.

mdf.png

(Vital Strategies)

Maria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD

Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde até o início de 2019. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente trabalha na Vital Strategies.

Marilia_Gusmão.png

(Boehringer Ingelheim)

Marília Gusmão, MBA

Graduada em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com Especialização em Educação em Saúde Pública pela Harvard University. Atua há 15 anos em empresas (nacionais e multinacionais) dos setores de saúde, energia, comunicação, telecomunicações e infraestrutura. Atualmente, é Gerente de Relações Governamentais da Boehringer Ingelheim.

Capturar.PNG

(ACT Promoção da Saúde)

Mônica Andreis, MSc

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Cofundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.

op.png

(Consultora de Saúde Global)

Olivia LaFond

Foi Coordenadora Administrativa do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute (PHI) até o início de 2019. Com experiência nos setores público e privado, incluindo em organizações internacionais sem fins lucrativos, ela liderou a seção GlobeMed da Universidade de Washington, uma organização internacional que forma parcerias com líderes emergentes de saúde global com organizações de base para abordar as disparidades de saúde. Trabalhou, também, com a Juvenile Diabetes Research Foundation (JDRF) na arrecadação de fundos e conscientização sobre diabetes tipo 1 em sua comunidade.

Sem t tulo.png

(Vital Strategies, Bloomberg Philanthropies e FGV) 

Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, MSc

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação lato sensu da FGV Direito São Paulo P e da graduação da Universidade São Judas Tadeu. Diretor Interino da Vital Strategies no Brasil e Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo.

74680676_2685063918204503_15244847088412

(ADJ Diabetes Brasil)

Ronaldo José Pineda Wieselberg, MD

Médico pela Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Coordenador do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), foi Representante Regional do programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da IDF, entre 2017-2019, onde esteve à frente do projeto de rastreio de acesso aos cuidados e medicações na América Latina. Representou a Sociedade Civil na consulta pela ONU sobre DCNTs (Nova Iorque/2018). Dono do canal do Youtube “Arquimago da Insulina”, onde publica informações sobre diabetes de forma acessível. Acredita que através do ensino de tudo a todos, inspirado em nas ideias pansóficas de Comenius, é possível empoderar as pessoas para que se tornem agentes de mudanças efetivas em seus ambientes.

Simone.png

(Novo Nordisk)

Simone Warmbrand Tcherniakovsky, MBA

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pela Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciou suas atividades em marketing de produtos e nos últimos 10 anos vem desenvolvendo grande experiencia em políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso ao mercado. Histórico de sucesso no desenvolvimento e implementação de estratégias institucionais, governamentais e de negócios em diferentes áreas terapêuticas, assim como relações com imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social. Foi responsável pelas áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter, Alexion Pharmaceuticals e desde 2015 na Novo Nordisk Farmacêutica.

5.png

(Associação Samaritano)

Thais Junqueira Franco Xavier, MSc

Graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, possui Extensão em General Management pela Harvard Business School e Mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford, Thaís é superintendente de Projetos da Associação Samaritano, instituição que articula, fomenta e investe em programas de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção de saúde no Brasil. Foi também consultora da Egon Zehnder, gerente Geral da Knewton e diretora-executiva da Fundação Estudar.

rc.png

(CIES Global)

Roberto Kikawa, MD, MSc  (Em Memória)

Médico Gastroenterologista e Mestre em Medicina pela USP. Foi professor de medicina e médico nos setores público e privado, e diretor do Hospital São Camilo. Fundador, Presidente e empreendedor social a frente do CIES Global, onde leva atendimento médico especializado e humanizado, por meio de unidades móveis e fixas de saúde, para populações em alta vulnerabilidade social. Recebeu diversos prêmios, como: Empreendedor Social do Ano (Schwab Foundation, World Economic Forum e Folha de S. Paulo), Ashoka Fellow, Prêmio Cidadão Sustentável (Rede Nossa São Paulo e Catraca Livre), Prêmio Dom (Grupo Fleury), Fellow da Innovations In Healthcare (Duke University) e Fellow BMW Foundation.

ADJ Diabetes Brasil

 

A ADJ Diabetes Brasil, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão de acolher, defender direitos sociais, garantir a informação e educação a pessoas com diabetes, familiares, priorizando aqueles em vulnerabilidade social, comunidade e profissionais, prevenindo complicações e favorecendo qualidade de vida.

Abbott

A Abbott atua diretamente na vida das pessoas. Criando possibilidades para que se atinja a saúde em sua forma plena, pois acreditamos que só assim todos podem conquistar o seu potencial máximo. Afinal, quanto mais saudável, maior é a possibilidade de se viver mais e melhor. Pensando nisso, criamos soluções – em produtos nutricionais, diagnósticos, dispositivos médicos e medicamentos de marca – para ajudar pessoas ao redor do mundo a viver melhor em todos os estágios da vida.

Novartis Foundation

A Novartis Foundation é uma organização filantrópica que visa ter um impacto sustentável na saúde de comunidades de baixa renda. Enfrentamos os desafios globais de saúde por meio de uma mistura de trabalho programático, pesquisa de resultados de saúde e sua tradução em políticas.

Em todo o mundo, estamos trabalhando para tratar a hipertensão e as complicações cardiovasculares relacionadas e acelerar os esforços para eliminar a hanseníase e a malária, concentrando-nos em intervenções que visam interromper a transmissão.

CIES Global

O CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é uma organização sem fins lucrativos, que oferece à população de alta vulnerabilidade social acesso a exames médicos de média complexidade, por meio de unidades modulares e de um sistema de gestão de saúde. Tratar, educar e prevenir são os conceitos que nos norteiam.

Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar

 

A AHF  é uma organização sem fins lucrativos com a missão de conscientizar e incentivar a capacitação das pessoas e profissionais de saúde sobre Hipercolesterolemia Familiar para que precocemente todas as pessoas com HF possam ser diagnosticadas e tratadas adequadamente.

Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é a maior empresa farmacêutica de capital fechado do mundo. Estamos entre as 20 maiores empresas farmacêuticas, líderes em pesquisa e desenvolvimento. Há mais de 130 anos, mantemos o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos medicamentos com alto valor terapêutico para a saúde humana e animal. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, a companhia opera globalmente com 176 afiliadas e mais de 50.000 funcionários.

Novo Nordisk

Na Novo Nordisk, promovemos mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas.

A Novo Nordisk é uma empresa global de saúde com 95 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes. Esse legado nos proveu a experiência e capacidade necessárias para que pudéssemos também ajudar as pessoas a vencerem a obesidade, a hemofilia, os distúrbios do crescimento e outras doenças crônicas.

Sediada na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega aproximadamente 43.100 pessoas em 79 países e comercializa seus produtos em mais de 170 países.

Public Health Institute

Fundado em 1964, o PHI é o primeiro e maior instituto dedicado à saúde pública nos Estados Unidos. Possui mais de 700 funcionários, trabalhando em 225 projetos, em 26 países. Com um orçamento operacional anual de mais de 100 milhões de dólares, o PHI é financiado por 90 parceiros ativos. Foi nomeado anualmente um dos top 50 “Best Non-profits To Work For”, pela revista Non-Profit Times.

Associação Samaritano

 

A Associação Samaritano é uma organização filantrópica independente, sem fins lucrativos, que se dedica a projetos de promoção à saúde e prevenção de doenças, por meio de atividades beneficentes nas áreas da saúde, ciências da vida e assistência social.

Medtronic Foundation

A Medtronic é líder global em tecnologia e terapias médicas para o tratamento de condições crônicas e degenerativas. Seu ramo filantrópico, a Medtronic Foundation, direciona seus esforços na expansão do acesso aos cuidados com a saúde de populações carentes ao redor do mundo, especialmente para aqueles com condições crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube