top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Conhecimento Organizacional: método eficaz para o sucesso de ONGs

Simples mudanças no conhecimento organizacional podem transformar o ativo em organizações


O conhecimento é tudo. A chave que abre portas em relações interpessoais e de extrema importância em organizações, um ativo que desenvolve aspectos na política, procedimentos e experiências dentro de um processo. Mas como identificar as melhorias e propor soluções para que o conhecimento organizacional seja a panaceia para operações das Organizações não Governamentais (ONGs)?


Fonte: Freepik

O Dr. Sheikh Shamim Hasnain, professor sênior da British University, escreveu à “Conferência Mundial sobre Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo” o artigo “Conhecimento organizacional: a panaceia para operações de ONGs”, na qual identifica que o conhecimento organizacional é indispensável para qualquer organização, seja na busca de mobilização de recursos, no desenvolvimento de suas capacidades, ou na obtenção de vantagens estratégicas para responder ao ambiente em mudança.


Todas as distâncias, impedimentos e obstáculos podem ser solucionados com o conhecimento, e ele é a única solução para erradicar a pobreza da nossa sociedade, como afirma o Dr. Sheikh. As organizações que atingem o sucesso estão interligadas no processo de criar novos conhecimentos e incorporam isso em seus produtos e tecnologias. E a sinergia dos funcionários deve estar em harmonia na troca do conhecimento organizacional.


O sucesso das ONGs passa também pela identificação das pessoas mais preparadas para exercer o seu conhecimento na mobilização de recursos. Todos devem passar por constantes atualizações para alavancar o principal ativo em questão e saberem onde e como utilizá-lo, para que todo o conhecimento não se transforme em um fardo ou uma barreira em fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos do ambiente.


Fica cada vez mais evidente que ter conhecimento nas organizações não é demais, porém existem formas corretas e eficazes de realizar tais situações. O conhecimento organizacional está presente nos processos de trabalho, produtos/serviços e nas experiências passadas das organizações, o que aliado à boas estratégias faz com que as ONGs usem e apliquem o conhecimento para o melhor interesse dos beneficiários.


Fonte: Hasnain, Sheikh Shamim. Organisational Knowledge: The Panacea to NGO-operations. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 195, p. 197-201, Jul. 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.06.350

bottom of page