top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança consulta pública sobre substitutos do sal com baixo teor de sódio - Até 30/04

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está com consulta pública online aberta com recomendações sobre o uso de substitutos do sal com baixo teor de sódio, de acordo com as atuais diretrizes da organização. Estados Membros e todas as partes interessadas no projeto de diretriz podem participar e enviar os comentários até o dia 30/04.

Foto: Freepik

As recomendações desenvolvidas pela OMS e lançadas no dia 31 de março em evento da organização, incluem a avaliação de evidências científicas e considerações relevantes. O consumo em excesso de sódio na alimentação é prejudicial para a pressão arterial e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. De acordo com a OMS, a ingestão do sódio é responsável por três milhões de mortes no mundo e a partir desse dado, em 2013, os Estados Membros concordaram com a meta global para reduzir a ingestão média de sódio da população em 30% até 2025 para os cuidados com as condições crônicas não transmissíveis.


Nessa consulta pública, os substitutos do sal têm baixo teor de sódio seja em alimentos pré-embalados, seja na preparação de bebidas e a adição de cloreto de potássio é essencial para gerar um sabor semelhante ao sal comum. Diante disso, há a necessidade da consulta pública passa pela falta de uma orientação global sobre o uso desses substitutos.


A consulta está aberta desde o dia 31 de março e continuará a receber comentários até o dia 30 de abril. Os interessados deverão preencher, assinar e enviar um formulário de declaração de interesse (DOI) e consentir em ter seu nome, organização/afiliação, país de residência ou afiliação e comentários postados no Departamento de Nutrição e Alimentação como forma de segurança da OMS.


Acesse as orientações do formulário aqui.


Comments


bottom of page