top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Câncer de Pulmão: Ações Para Prevenir e Tratar Precocemente Evitando Óbitos, 24/11 às 16h00


Objetivos:
  • Conhecer em primeira-mão os resultados de pesquisa do Insper, apontando os desafios e os custos diretos e indiretos do tipo de câncer mais letal no país, o câncer de pulmão.

  • Conhecer os desafios, assim como as diretrizes e as estratégias bem-sucedidas para prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento oportuno desse tipo de câncer.

  • Estabelecer compromisso entre as principais instituições que trabalham com o tema no país, a fim de avançarmos em políticas para reduzir mortes por câncer de pulmão, e aumentar a qualidade de vida dos acometidos.


Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Patrícia de Luca, FórumDCNTs | AHF) (Vídeo)

  • Paulo Correa (SBPT) (Vídeo)

  • Helena Esteves (Oncoguia) (Vídeo)

16h25-16h30 – Resumo dos resultados do estudo sobre câncer de pulmão, indicando custo elevado e mortalidade superior os cânceres de mama e próstata. (Carolina Melo, Insper) (Vídeo)


16h35-16h40 – O que as sociedades médicas recomendam no recém-publicado consenso para rastreamento de câncer de pulmão? (Gustavo Prado, HAOC) (Vídeo)


16h45-16h50 – Como otimizar rastreio, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de pulmão, melhorando desfechos? (Fábio Svartman, Hospital Conceição) (Vídeo)


16h55-17h00 – Quais as recomendações a nível municipal para o enfrentamento do câncer de pulmão? (Rodrigo Lacerda, CONASEMS) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais ações o Ministério da Saúde está priorizando para aprimorar o enfrentamento do câncer de pulmão no Brasil? (Regina Vidal, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h20-17h55 – Debate com todos os painelistas – Como cada instituição presente se compromete com ações conjuntas que permitam melhorar prevenção, rastreamento e tratamento do câncer de pulmão no Brasil? (Moderação: Patrícia de Luca, FórumDCNTS | AHF) (Vídeo)


Painelistas e Moderadora:

Carolina Melo, MSc, PhD

(Insper)

Doutora em Economia dos Negócios pelo Insper, Mestre em Administração Pública pela Columbia University e Bacharel em Administração de Empresas pela University of North Florida. Atuou no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação de impacto de diversas políticas públicas e programas/projetos sociais como Pesquisadora do Insper Metricis, Diretora de Pesquisa da MGov Brasil (atualmente, Movva), Assistente de Pesquisa do Earth Institute/Columbia University e Estagiária na iniciativa da ONU para combate à fome e desnutrição crônica (UN REACH) em Maputo (Moçambique). Atualmente é Professora de Políticas Públicas e Economia no Insper.


Fábio Svartman, MD, MSc, PhD (Hospital Conceição)

Médico Pneumologista e endoscopista respiratório pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS. Contribuiu com diversas publicações científicas para a área de pneumologia e cirurgia torácica. Realizou extensão em acompanhamento de pacientes com fibrose cística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em terapia intensiva pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é médico contratado e preceptor dos Programas de Residência Médica em Pneumologia do HCPA e do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre - RS.


Gustavo Prado, MD, PhD

(HAOC)

Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Doutor em Pneumologia pela mesma instituição. Fellowship Pneumologia Ocupacional e Ambiental e Oncologia Torácica pela FMUSP. Segue linhas de Pesquisa em Impactos cardiopulmonares da exposição à poluição ambiental, stress oxidativo e cessação de tabagismo. Médico Colaborador do Grupo de Neoplasias Pulmonares da Disciplina de Pneumologia pelo INCOR. Atualmente atua no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e é Gerente de Inovação e Educação Médica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Helena Esteves

(Oncoguia)

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Ampla experiência em análise de políticas de saúde e na elaboração de estratégias de atuação junto aos Poderes Executivo e Legislativo, e à sociedade civil organizada. Tem experiência com projetos de acesso ao mercado de saúde público e privado, tanto no nível federal quanto no nível subnacional. Atua na coordenação de projetos de advocacy e na identificação de oportunidades em relações governamentais. Atualmente é Coordenadora de Advocacy no Instituto Oncoguia.


Paulo Correa, MD, MSc

(SBPT)

Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas UFMG. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e especialista em Pneumologia e Tisiologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Realizou fellowship em controle do tabagismo pela American Cancer Society e União Internacional contra o câncer. Expert em controle do tabagismo, com certificação em grau de excelência concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde. Foi vice-presidente da Comissão de tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Fez parte da missão da Organização Mundial da Saúde responsável pela Avaliação da Capacidade Brasileira para o Controle do Tabagismo. Atualmente é Professor da Graduação do Curso de Medicina da UFOP e da Faminas-BH e Coordenador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.


Regina Vidal, MD

(Ministério da saúde)

Médica Oncologista pelo Instituto Nacional de Câncer. É Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Atua como Médica Oncologista no Centro de Câncer de Brasília (CETTRO), e faz parte do staff do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Federal de Bonsucesso. Atualmente compõe a equipe da Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN) da Secretaria de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde.


Rodrigo Lacerda

(CONASEMS)

Graduado em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano, especializado em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxílo-facial pela Universidade de Alfenas e especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atualmente é Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).


Patrícia de Luca, MSc

(FórumDCNTs | AHF)

Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEEF-USP), Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela mesma instituição. Experiência em prescrição de exercício, pesquisa, ética educação em saúde e advocacy, com ênfase em doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Atuou voluntariamente na ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos, e no Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP por 8 anos. Co-fundadora do Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC). Co-fundadora e membro da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs). Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).



Parceiros Institucionais

Parceiro Coorporativo


bottom of page