top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FAPESP abre chamada para Programa de Pesquisa em Políticas Públicas - Até 15/07

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abre nova chamada de proposta no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP). O novo edital apoiará projetos com duração de 12 a 48 meses e com orçamento anual máximo de R$ 350 mil. As propostas podem ser enviadas até 15 de julho, pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

Foto: Freepik

O PPPP foi iniciada em 1998 e passou por uma reformulação para promover a solução de problemas com base em evidências científicas, com o intuito de aplicar diretamente o conhecimento científico no aprimoramento das políticas e da gestão pública. Conforme o edital, todas as fases do projeto de pesquisa, desde a proposição, passando pela elaboração e execução, devem ser, necessariamente, resultado da interação colaborativa entre pesquisadores e gestores públicos, com possibilidade de participação de organizações da sociedade civil e do público-alvo das políticas públicas envolvidas.


O lançamento do edital aconteceu no dia 29 de março na FAPESP e a proposta é que mais e mais jovens participem em diversas áreas do conhecimento. “A ideia é que a reforma possa revalorizar esse programa para que a gente aumente a aplicação dos resultados das pesquisas na gestão pública. Queremos atrair jovens pesquisadores e vale ressaltar que a chamada é para qualquer área do conhecimento. No novo modelo de programa, não estamos buscando pesquisas inspiradas em problemas da gestão pública – para isso existem outros programas da FAPESP –, o que estamos querendo são pesquisas com ou para políticas públicas”, apresenta Gerd Sparovek, membro da coordenação do PPPP.


Os projetos precisam integrar duas partes, uma vinculada à instituição parceira, que deve ter um gestor público responsável, e descrever os processos de gestão das políticas públicas envolvidas e a forma como os resultados da pesquisa serão aplicados. A segunda parte, ligada ao pesquisador responsável e à instituição-sede da pesquisa, deve apresentar as características de um projeto de pesquisa regular.


A FAPESP também incentiva a participação das partes que serão beneficiadas por essas políticas públicas propostas a partir dos projetos submetidos. Ao fim, os trabalhos devem destacar os resultados esperados, além dos indicadores e métricas para sua verificação. Durante o projeto acontecerão avaliações por parte do pesquisador e pelo gestor público responsáveis para alinhar os resultados esperados.


Acesse a íntegra o edital com a chamada da FAPESP. Clique aqui!


Comments


bottom of page