top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório GT Obesidade - 7° encontro do FórumDCNTs 2020

Problema(s) prioritário(s) identificado(s):

Obesidade não é reconhecida como doença crônica e multifatorial e é encarada apenas como fator de risco modificável (inclusive no Plano de Enfrentamento às DCNTs, em consulta pública). Adicionalmente a não inclusão da obesidade nos currículos médicos e de outros profissionais de saúde contribuem para uma abordagem inadequada e não individualizada junto ao paciente, aumentando o estigma e preconceito da doença e fazendo com que a pessoa com obesidade se sinta culpada pela sua condição. O resultado é que há necessidade de fortalecimento e aperfeiçoamento de linha de cuidados, agregando ações multiprofissionais e intersetoriais.


Resumo das propostas e/ou parcerias para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s). Como os participantes desta reunião planejam atuar, especialmente nos próximos 6 meses ou 1 ano, para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s)?


Segundo o Ministério da Saúde, há previsão de:

  • Lançamento de um Plano de Combate a Obesidade Infantil, programa de atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade em adultos, em parceria com UFMG (2021) para produção de materiais com abordagens individuais (desdobramento do PCDT) e coletivas.

  • Qualificação de profissionais na APS (EAD), inclusive especialização, trazendo ferramentas detalhadas.

  • Chamada CNPq junto a instituições de ensino em cada estado para qualificação do atendimento e atenção à obesidade (postergada por conta da COVID-19).

  • Construção da linha de cuidados (com foco clinico) para controle da obesidade em parceria com IATS POA e sociedades medicas.

  • Expectativa de publicação de portaria para alocação de investimentos/recursos em municípios para gestão de obesidade, diabetes e hipertensão.

A entidade Obesidade Brasil compartilhou a notícia de que apresentará poster no Obesity Week trazendo perfil das pessoas com obesidade no Brasil, a partir de enquete realizada.


Nome das instituições e seus representantes, participantes desta reunião do Grupo Temático:

Marcelle Blankenburg - Merck

Rita de Cassia - Obesidade Brasil

Simone Tcherniakovsky - Novo Nordisk

Thais Veloso - Ministério da Saúde

bottom of page