Prioridade(s) identificada(s):
I. Cirurgias oncológicas foram suspensas, aumentando o represamento de casos que necessitam tratamento.
II. Prorrogação da Portaria GM/MS nº 3.712/2020, para apoiar o incentivo financeiro federal para o acesso as ações de rastreamento, detecção e controle do câncer no SUS.
III. Queda da cobertura vacinal HPV devido ao fechamento das escolas durante a pandemia, levando a graves consequências de médio e longo prazo.
Resumo das propostas e/ou parcerias para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s). Como os participantes desta reunião planejam atuar para enfrentar a(s) prioridade(s) identificado(s)?
O grupo alertou para o alto número de pessoas em fila de biópsia, em especial, pacientes com câncer de pulmão. Propôs, para isso, a criação de convênios e parcerias com o serviço privado a fim de apoiar esta demanda. Alertou, ainda, para a necessidade de retomada nacional da realização do exame citopatológico para rastreamento do câncer do colo do útero e mamografia de rastreamento. O grupo planeja sugerir a criação de grupo técnico no Ministério da Saúde para apoiar os municípios na execução destas atividades, assim como a retomada dos sistemas de informação que produziam relatórios importantes para a gestão pública (SISCAN).
Nome das instituições e seus representantes nesta reunião do Grupo Temático:
Ana Carolina Ferreira - Liga de Oncologia da LEONCO EEUSP
Leticia Katz - SES/PE
Tiago Cepas - Abrale (Facilitador)
Vivian Cardoso - Pfizer
Vanessa Nascimento - Roche
Comments