top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

ACT lança manifesto para promover a alimentação saudável a partir da reforma tributária

A ACT Promoção da Saúde lança o manifesto “Por uma reforma tributária que previna doenças promovendo a alimentação adequada e saudável”, já assinado pelo FórumDCNTs, com o objetivo de promover melhorias em saúde sem incentivos a ultraprocessados e tendo o Guia Alimentar para População Brasileira como diretriz. A assinatura do manifesto já está disponível.

O manifesto conta com assinaturas do FórumDCNTs e outras 445 pessoas e/ou organizações que acreditam que a reforma tributária possa fazer a diferença significativa na promoção da alimentação saudável para todos. As discussões acerca da reforma no Congresso Nacional propõem o debate sobre a tributação de alimentos no Brasil, com divergências entre o interesse da saúde pública e interesses privados e com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.


A sensibilização acerca dos produtos ultraprocessados é de fundamental importância, visto que sua relação é direta no desenvolvimento de doenças e que podem levar a morte. Uma pesquisa recente calculou que 57 mil mortes por ano no Brasil, entre pessoas na faixa etária dos 30 aos 69 anos, estão ligadas ao consumo de ultraprocessados. Esses dados apenas exemplificam que além de impactar na vida das famílias e no ambiente profissional, os custos para o sistema de saúde apenas crescem, sobretudo nas classes sociais mais vulneráveis.


Por fim, a ACT Promoção da Saúde declara que a reforma tributária vai impactar a saúde no presente e no futuro, portanto o momento é de unir governo e congressistas a unirem forças no combate à fome e promoção da saúde, através da garantia do acesso à alimentação adequada e saudável.


Acesse o manifesto aqui.


Comments


bottom of page