top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS abre inscrições para seu terceiro ciclo do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil - Até 3/5

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está à procura de Organizações da sociedade civil (OSC) para se juntarem ao terceiro ciclo do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da OMS sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs). O prazo para apresentação de candidaturas é 03/05/2024.


Foto: Divulgação

A comunidade global de saúde tem um prazo apertado na luta contra as CCNTs e todas as vozes são importantes. A sociedade civil deve unir-se para uma maior ação em todos os setores, a fim de garantir uma resposta reforçada e eficiente às CCNTs a nível nacional, regional e global.


O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil sobre CCNTS da OMS (CSWG) é uma rede de organizações da sociedade civil (OSC) relacionadas com as CCNTs, criada em 2017 para fornecer recomendações e, ao mesmo tempo, práticas ao Diretor-Geral da OMS sobre os principais marcos na agenda global das CCNTs.

O CSWG pretende reforçar o diálogo, promover a colaboração e fornecer recomendações para apoiar o Secretariado da OMS no envolvimento com a sociedade civil a nível nacional, regional e global para alcançar os objetivos relacionados às CCNTs do Programa Geral de Trabalho da OMS, bem como para acelerar as metas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Objetivo do 3º Ciclo do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da OMS sobre CCNTs


Este é o terceiro ciclo do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da OMS sobre CCNTs, com um mandato de três anos, de fevereiro de 2024 a fevereiro de 2027. O objetivo do terceiro ciclo é promover, apoiar e mobilizar a defesa da sociedade civil ao longo dos marcos do processo preparatório, da Quarta reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre as CCNTs (HLM4), "O Caminho para 2025", bem como marcos relevantes no seguimento da HLM4.


O HLM4 oferece uma oportunidade importante para adotar uma nova e ambiciosa declaração política sobre as CCNTs até 2050, baseada em evidências e fundamentada nos direitos humanos. Servirá como um quadro importante para acelerar a resposta global às CCNTs a partir de 2025, e todos os países, organizações não governamentais (ONG), entidades, cidadãos e pessoas que vivem com CCNTs têm um papel importante a desempenhar para permitir que os países alcancem a meta 3.4 dos ODS (até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura causada pelas CCNTs através da prevenção, tratamento e promoção da saúde mental e do bem-estar).


Inscrições


Como parte desses esforços, a OMS procura OSC para servirem como membros adicionais do terceiro ciclo do CSWG. A convocatória detalhada para novos membros fornece informações sobre o grupo de trabalho, os perfis das OSC procuradas, o processo de manifestação de interesse e o processo de seleção.


Envie seu projeto até 3 de maio de 2024. Clique aqui.


コメント


bottom of page