top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS reforça o papel das OSC em nova Comissão da Sociedade Civil para avançar na saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a nova Comissão da Sociedade Civil da OMS, com a reunião inaugural ocorrida no mês de agosto deste ano, composta por 22 organizações da sociedade civil da Comissão, no Comitê Diretor, em Genebra. Mais de 350 organizações candidataram-se até o momento para fazer parte da Comissão. O processo de candidatura permanecerá aberto e as organizações que pretendam candidatar-se para aderir à Comissão são incentivadas a fazê-la. Não há data limite para inscrições.

O Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros, preside o lançamento do Comitê Diretor da Comissão da Sociedade Civil da OMS em Genebra, Suíça, em 24 de agosto de 2023. Foto: OMS

O objetivo da Comissão é proporcionar a capacidade de canalizar conselhos e recomendações de uma forma mais estruturada e sistemática da sociedade civil para a OMS sobre prioridades de saúde e questões conexas. Embora a OMS tenha uma longa tradição de trabalho com OSC, a criação da Comissão leva a colaboração a um novo nível.


O mandato da Comissão consiste em reforçar o diálogo e promover a colaboração com a OMS e entre si. Fornecerá também recomendações para apoiar a OMS neste envolvimento a todos os níveis (global, regional e nacional) no sentido da consecução da cobertura universal de saúde (saúde para todos), bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, enfatiza mais uma vez que né preciso escutar as diferentes ideias e dar voz às pessoas para enfrentar quaisquer desafios que a saúde possa impor. "Sabemos, pela nossa experiência em tantas áreas, que ouvir e responder às vozes das comunidades que servimos é essencial para enfrentar adequadamente os desafios de saúde que enfrentam". Ainda completa com a garantia de que o trabalho intersetorial é fundamental para resultados efetivos. "Criamos a Comissão da Sociedade Civil da OMS para reunir a sociedade civil de diferentes origens para nos aconselhar e trabalhar conosco para que possamos aprender convosco e ser guiados pelas vossas ideias."


Conheça o papel do Comitê Diretor


O Comitê Diretor fornecerá uma orientação estratégica global para toda a Comissão e liderará o desenvolvimento dos seus principais resultados. Também transmitirá conselhos e recomendações da sociedade civil através de um envolvimento regular com o Diretor-Geral e os líderes da OMS.


O Diretor-Geral da OMS ainda incentiva o Comitê Diretor a consultar todos os membros da Comissão e a definir prioridades com base no que aprenderam. Além disso, pede orientação no desenvolvimento de uma estratégia de envolvimento da sociedade civil da OMS e em prioridades organizacionais chave como o próximo plano trienal da OMS: o 14º Programa Geral de Trabalho será aprovado pelos Estados-Membros em maio de 2024 e orientará o trabalho da organização de 2025-2028.


Processo de candidatura


Mais de 350 organizações confirmaram a candidatura até o momento para fazer parte da Comissão, mas o processo de candidatura permanecerá aberto para que as organizações que pretendam adentrar à Comissão sejam ainda mais incentivadas a fazê-la.


Para Lisa Hilmi (grupo CORE) e Ravi Ram (Medwise Solutions), Co-presidentes da sociedade civil do Comitê Diretor, "esta é uma oportunidade histórica para uma colaboração estreita entre a OMS e as OSC em todo o mundo e estamos entusiasmados com o fato de muitas organizações terem um papel ativo".


As organizações que cumpram os critérios dos Termos de Referência da Comissão da Sociedade Civil podem candidatar-se para aderir à Comissão da Sociedade Civil da OMS. O requerimento pode ser acessado no site da Comissão e não há data limite para inscrições.


Acesse o requerimento aqui.


Comments


bottom of page