top of page

OMS lança Declaração de Consenso para a Reunião de Alto Nível da ONU de 2025 com 5 destaques sobre CCNTs e Saúde Mental

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na última sexta-feira (2) a Declaração de Consenso para a Reunião de Alto Nível da ONU de 2025, sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) e Saúde Mental na Audiência Multissetorial da Quarta Reunião de Alto Nível da ONU sobre CCNTs e Saúde Mental, do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da OMS.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil sobre CCNTs da OMS é uma rede com 32 organizações líderes da sociedade civil, divulgou uma Declaração de Consenso contundente durante a Audiência Multissetorial em preparação para a Quarta Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre CCNTs e Saúde Mental. A declaração descreve o apelo unificado da sociedade civil por uma ação global ousada, equitativa e responsável para combater as CCNTs e os problemas de saúde mental.


De acordo com informações da OMS, condições cardiovasculares, câncer, condições respiratórias crônicas, diabetes, entre outras CCNTs, são a principal causa de morte em todo o mundo, responsáveis ​​por 3 em cada 4 mortes no mundo. Ainda alerta que o progresso em direção à meta 3.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa reduzir a mortalidade prematura por CCNTs em um terço e promover a saúde mental e o bem-estar até 2030, está aquém do esperado.


A Declaração de Consenso pede aos Estados-Membros da ONU a:


  • Garantir o envolvimento significativo das comunidades, especialmente daquelas que vivem com CCNTs e problemas de saúde mental.

  • Fortalecer os sistemas de saúde primários e comunitários.

  • Abordar os determinantes comerciais e estruturais da saúde.

  • Mobilizar financiamento sustentável por meio de tributação progressiva e estratégias de investimento.

  • Fortalecer os sistemas de dados e garantir que a sociedade civil tenha um papel protegido e com recursos no monitoramento e na responsabilização de políticas.


À medida que se aproxima a Quarta Reunião de Alto Nível sobre CCNTs e Saúde Mental da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA80), em setembro, é esperado ver essas prioridades refletidas em compromissos globais; e também será observado o avanço na conversa na União Europeia, especialmente em um momento em que o papel e a influência das OSCs estão sob ataque.


Acesse o documento completo aqui.


Fonte: OMS

Comments


bottom of page