OMS abre chamada, até 13/10, para formar o Grupo Consultivo Técnico sobre Diabetes
- FórumDCNTs
- há 21 horas
- 2 min de leitura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está buscando especialistas para atuar como membros do Grupo Consultivo Técnico sobre Diabetes (TAG-D). As inscrições vão até 13/10/2025.

O TAG-D (Technical Advisory Group on Diabetes) foi criado em agosto de 2021 para atuar como um órgão consultivo da OMS para promover a liderança e o papel de coordenação da OMS na promoção e no monitoramento de ações globais contra o diabetes.
Funções do Grupo Consultivo Técnico sobre Diabetes
Na sua qualidade de órgão consultivo da OMS, o TAG-D terá as seguintes funções:
Identificar e descrever desafios atuais e futuros;
Aconselhar a OMS sobre as direções estratégicas a serem priorizadas;
Aconselhar a OMS sobre o desenvolvimento de documentos estratégicos globais; e
Propor outras intervenções e atividades estratégicas para implementação pela OMS.
Operações do Grupo Consultivo Técnico sobre Diabetes
O TAG-D normalmente se reúne duas vezes por ano. No entanto, a OMS pode convocar reuniões adicionais. As reuniões podem ser realizadas presencialmente (na sede da OMS em Genebra ou em outro local, conforme determinado pela OMS) ou virtualmente, por vídeo ou teleconferência.
Espera-se a participação ativa de todos os membros do TAG-D, inclusive em teleconferências e interações por e-mail. Os membros podem ser solicitados, antes das reuniões, a revisar a documentação da reunião e a apresentar suas opiniões para consideração pelo TAG-D.
As reuniões do TAG-D serão conduzidas em inglês. Toda a documentação, incluindo relatórios e documentos de trabalho, será fornecida em inglês.
Quem pode manifestar interesse?
O TAG-D será multidisciplinar, com membros com amplo conhecimento técnico, habilidades e experiência relevantes para as áreas importantes mencionadas abaixo. Até 12 membros poderão ser selecionados.
A OMS acolhe manifestações de interesse de:
Cientistas
Especialistas em saúde pública
Profissionais de saúde
Inovadores e formuladores de políticas que representam uma ampla gama de disciplinas relevantes para o diabetes, incluindo, entre outros, conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento precoces e comorbidades.
Os membros atuais do TAG-D podem se candidatar novamente para um mandato adicional.
As inscrições vão até às 18h59 (horário de Brasília/DF) do dia 13 de outubro de 2025.
Inscreva-se aqui.
Fonte: OMS
Comments