top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS abre chamada para especialistas atuarem no Grupo Consultivo Estratégico sobre CCNTs - Até 3/5

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) procura especialistas para atuarem como membros do Grupo Consultivo Estratégico (Strategic Advisory Group - SAG) sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) e fatores de risco. Esta "Chamada de Especialistas" fornece informações sobre o Grupo Consultivo Estratégico em questão, e os perfis de especialistas procurados, o processo de manifestação de interesse e o processo de seleção. A chamada estará disponível até 03/05/2024.


Funções do Grupo Consultivo Estratégico (SAG) sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs)


Na qualidade de órgão consultivo da OPAS, o SAG terá as seguintes funções:


  1. Aconselhar sobre estratégias e intervenções para intensificar a prevenção e o gerenciamento dos fatores de risco das CCNTs e reforçar as intervenções de promoção da saúde ao longo da vida.

  2. Fornecer orientação sobre a implementação da Iniciativa Corporativa da OPAS sobre Melhor Assistência às CCNTs para fortalecer a integração das CCNTs na Atenção Primária à Saúde nas Américas, sua ampliação em nível nacional e sustentabilidade.

  3. Fornecer aconselhamento e orientação sobre como os países da região das Américas podem alcançar as metas estabelecidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, em geral, na Região das Américas, bem como em cada Estado Membro.

  4. Recomendar estratégias à OPAS destinadas a fortalecer a cooperação técnica intersetorial com os Estados Membros e a construir um envolvimento multissetorial para promover uma abordagem de saúde em todas as políticas no nível nacional.


O SAG reunirá pelo menos duas vezes por ano, sendo uma reunião presencial e uma reunião virtual, sendo os idiomas de trabalho o inglês e o espanhol. Contudo, a OPAS poderá convocar reuniões adicionais. As reuniões do SAG podem ser realizadas pessoalmente (na sede da OPAS ou em outro local, conforme determinado pela OPAS) ou virtualmente, por vídeo ou teleconferência.


Quem pode manifestar interesse?


O SAG sobre CCNTs e fatores de risco será multidisciplinar, com membros que possuem uma gama de conhecimentos técnicos, competências e experiência relevantes para condições crônicas não transmissíveis e prevenção e gerenciamento de fatores de risco. Aproximadamente 15 membros podem ser selecionados.


A OPAS aceita manifestações de interesse de:


  • Profissionais de saúde;

  • Acadêmicos;

  • Pessoas com experiência vivida em CCNTs;

  • Representantes da sociedade civil;

  • Especialistas em saúde pública;

  • Instituições financeiras internacionais;

  • Cientistas;

  • Organizações e agências interamericanas;

  • Instituições e agências internacionais de desenvolvimento.


Como manifestar seu interesse


Para registrar seu interesse em ser considerado para o Grupo Consultivo Estratégico (SAG) sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco, envie os seguintes documentos até 4 de maio, às 00h59 (horário de Brasília/DF), para lucianis@paho.org e ortizs@paho.org usando a linha de assunto "Expressão de interesse para o Grupo Consultivo Estratégico (SAG) sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco":


  • Uma carta de apresentação, indicando a sua motivação para se candidatar e como você contempla os critérios de seleção. Observe que, se selecionado, a associação será a título pessoal. Portanto, não utilize papel timbrado ou outra identificação do seu empregador);

  • Seu currículo; e

  • Um formulário de declaração de interesses assinado e preenchido para especialistas da OPAS/OMS.


Após a submissão, sua manifestação de interesse será analisada pela OPAS. Devido ao alto volume de interesse esperado, apenas os selecionados serão informados.


Submeta sua inscrição para lucianis@paho.org e ortizs@paho.org.


bottom of page