top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar Doença Cardiovascular: Soluções para este Desafio Multifatorial - 21/05/2021

Objetivos:

  • Identificar fatores de risco mais prevalentes ou minimizados no Brasil, e estratégias para combatê-los.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor para o enfrentamento à DCNT que mais provoca mortes no país, a doença cardiovascular.

  • Conhecer modelos e propor ajustes no Sistema Público de Saúde, com foco na jornada da pessoa com DCV.

Agenda:


16h00-16h15 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Patrícia de Luca (AHF) (Vídeo)

  • Leandro Fonseca (Novartis) (Vídeo)

16h20-16h25 – Panorama Atual e Tendências das DVC no Brasil (José Francisco Saraiva, SBC) (Vídeo)

16h30-16h35 – Modelos Efetivos e Escaláveis na APS (Rafael Dall Alba, OPAS/OMS) (Vídeo)

16h40-16h45 – Colesterol junto aos cuidados de diabetes e hipertensão na Atenção Primária, é possível? (Jaqueline Silva Misael, SAPS-MS) (Vídeo)

16h50-16h55 – Como otimizar os cuidados de DCV no SUS? (José Henrique Germann, SES-SP) (Vídeo)

17h00-17h30 – Debate: quais prioridades são mais urgentes em DCV e como podemos nos mobilizar para endereçá-las? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Eduardo Rainer (Novartis)

  • Jaqueline Silva Misael (SAPS-MS)

  • José Franco Saraiva (SBC)

  • José Henrique Germann (SES-SP)

  • Patrícia de Luca (AHF)

  • Rafael Dall Alba (OPAS/OMS)


Painelistas e Moderador:


Jaqueline Silva Misael

(SAPS-MS)

Graduada em Farmácia e Bioquímica, especialização em Gestão da Clínica, em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde e egressa do Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS. Atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de Políticas Públicas de saúde, trabalhando principalmente nos seguintes temas: atenção especializada, epidemiologia, doenças crônicas e promoção da saúde. Atualmente é Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Assessora Técnica do Departamento de Promoção da Saúde e Coordenadora-Substituta da Coordenação-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo, da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SAPS-MS).


José Francisco Saraiva, MD, MSc, PhD

(SBC)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como Diretor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), de 2003 a 2006. Membro titular Câmara Técnica de cardiologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo de 2014 a 2018. Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), de 2018 a 2019. Desde 2012 é membro do Comitê de Prevenção de Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atualmente é Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular na Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Professor titular de Cardiologia na PUC de Campinas.


José Henrique Germann, MD, MSc, PhD

(SES-SP)


Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e Doutorado pela USP em Administração Hospitalar. Vasta experiência como Diretor de Projetos do Hospital Sírio-Libanês, Superintendente e Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein e Ex-Secretário da Saúde do Estado de São Paulo. Atualmente é Assessor Especial do Governador de São Paulo.

Leandro Fonseca, MSc

(Novartis)

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduação em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro e Mestrado pela London School Of Economics and Political Science. Vasta experiência em economia em saúde nos setores público e privado, tendo sido Coordenador de Saúde Econômica no Ministério da Fazenda e Diretor e Presidente da ANS. Atualmente é Líder de Relações Públicas e Sustentabilidade do Sistema de Saúde na Novartis Brasil.

Patrícia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Rafael Dall Alba, MSc

(OPAS/OMS)

Graduado em Ciências Biológicas, Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Mestre em Ciências da Saúde Cardiologia & Ciências Cardiovasculares pela UFRGS. Pesquisador de projetos em parceria entre a UFRGS e Ministério da Saúde do Brasil no campo da Saúde Coletiva inserido em projetos de gestão, qualificação do cuidado e sistemas de informação em saúde. Atuou na esfera da gestão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Departamento de Atenção Hospitalar e Urgências do Ministério da Saúde e na Coordenação Geral da Política de Humanização do Ministério da Saúde. Atualmente é Consultor Técnico da OPAS/OMS da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DCNT e Saúde Mental.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Parceiros Institucionais:

Parceiro Corporativo:




bottom of page