• FórumDCNTs

Gestão do Câncer no Brasil: Necessidade de Ajustes Imediatos (12/11)

Objetivos:

  • Entender o que precisa ser melhorado para reduzir morbimortalidade por câncer.

  • Identificar estratégias com resultados concretos para prevenção e tratamento efetivo da DCNT prevista para em breve se tornar a principal causa de mortes no Brasil.

  • Planejar programas e políticas de saúde que possam reconstruir melhor os sistemas e ambientes públicos e privados para prevenir, diagnosticar e tratar neoplasias.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Antônio Silva (Roche) (Vídeo)

  • Nayara Landim (TJCC) (Vídeo)


16h25-16h30 – O que a alimentação têm a ver com câncer? (Marília Albiero, ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)


16h35-16h40 – Há evidências de melhoria da prevenção e tratamento de câncer através da Atenção Primária? (Leticia Katz, SES-PE) (Vídeo)


16h45-16h50 – O que os setores público e privado devem priorizar neste momento contínuo de pandemia para que a situação de controle das neoplasias não piore mais? (Augusto Mota, SBOC) (Vídeo)


16h55-17h00 – O que o setor público deve priorizar neste momento contínuo de pandemia para que a situação de controle das neoplasias não piore mais? (Maria Braghiroli, ICESP) (Vídeo)


17h05-17h10 – Como a Atenção Primária tem se organizado para se integrar com a Especializada no diagnostico precoce e tratamento de câncer no Brasil (Patrícia Izetti, SAPS-MS) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Planejamento e ação multissetorial: com quais ações já podemos nos comprometer pensando em reduzir ou tratar oportunamente novos casos? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Augusto Mota, SBOC

  • Antônio Silva, Roche

  • Leticia Katz, SES-PE

  • Marília Albiero, ACT

  • Maria Braghiroli, ICESP

  • Nayara Landim, TJCC

  • Patrícia Izetti, SAPS-MS


Painelistas e Moderador:


Augusto Mota, MD, PhD

(SBOC)

Graduado na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, residência em Clínica Médica e em Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da USP-SP, fellowship em Oncologia Clínica Na Universidade Yale, Especialista em Cancerologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Fundação para o Desenvolvimento das Ciências / Fiocruz. Experiências como Médico Oncologista, Coordenador Científico, Coordenador dos Grupos de Tumores de Cabeça e Pescoço e Tumores Gênito-urinários na Clínica AMO. É Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e Membro da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO). Atualmente é Coordenador do Comitê de Tumores de Cabeça e Pescoço da SBOC.


Antônio Silva, MSc, MBA

(Roche)

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Hematologia e MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Experiência de 20 anos na indústria farmacêutica, atua desde 2010 no Grupo Roche, tendo liderado, além das operações do Chile e Equador, áreas como Comercial, Acesso à Saúde e a Unidade de Negócios de Oncologia. Atualmente é Diretor de Acesso na Roche.


Leticia Katz, MD

(SES-PE)

Graduada em Medicina pela FMUFP, Residência em Ginecologia/ Obstetrícia e Especialização em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia. Exerceu o cargo de Gestora do Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, liderando as áreas de Citopatologia e da Histopatologia do Laboratório da Mulher do Laboratório Central de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Citopatologia, onde atualmente é Presidente do Conselho Consultivo. Ocupa o cargo de Gerente de Atenção à Saúde da Mulher na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.


Marília Albiero, MSc, MBA

(ACT Promoção da Saúde)

Graduada em engenheira Químicapela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), MBA em Comércio Internacional pela FIA e Especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Possui experiência na área de inovação, inteligência de mercado e estratégia tendo atuado em empresas privadas e como consultora de negócios de impacto social. Atualmente é Coordenadora de inovação e Estratégia na ACT Promoção da Saúde.


Maria Braghiroli, MD

(Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP)

Graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Oncologia pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Atuou como Médica Oncologista no Hospital Sírio-Libanês e a mais de 8 anos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


Nayara Landim

(TJCC)

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas pela Universidade Paulista. Há mais de 10 anos trabalha em associações e redes realizando articulações com a sociedade civil organizada e com o governo em prol do bem comum. Atuou como Analista de Educação à Distância no Onco Ensino da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, onde atualmente é Relações Institucionais e Governamentais do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, sendo responsável pela gestão estratégica de parcerias e projetos.


Patrícia Izetti, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Medicina e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o doutorado, realizou investigação de biomarcadores e novos tratamentos para o câncer, tendo desenvolvido parte do seu projeto na França, no instituto IARC (International Agency for Research on Cancer), agência de pesquisa em câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS), sediada em Lyon. Residência Médica em Radioterapia no Instituto Nacional de Câncer, experiência nos campos de radio-oncologia, oncologia molecular e oncogenética, com ênfase em estudos de radiobiologia e tratamentos radioterápicos, desenvolvimento de novas drogas anticâncer, identificação de biomarcadores diagnósticos e de resposta terapêutica e análises de predisposição hereditária ao câncer. Atualmente é Coordenadora da Coordenação-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo, da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SAPS-MS).


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.



Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo