top of page

Papel dos ACS no enfrentamento das CCNTs - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Nome do Projeto: Papel dos ACS no enfrentamento das CCNTs

Temas contemplados: Alimentação Saudável, Câncer, Diabetes, Doenças Cardiovasculares, DPOC/Asma, Obesidade, Outras CCNTs/DCNTs, Fatores de risco para CCNTs/DCNTs, Indicadores de Vigilância, Perfil Epidemiológico, Rastreamento e Busca ativa.

Responsável pelo projeto: Lígia Ortolani dos Santos

Instituição: Secretaria da Saúde do Município de Guarulhos

Cargo/Função e formação acadêmica: Coordenadora da Vigilância das DCNT/Nutricionista/Mestre em Ciências

Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Fernanda Matta Carmo, enfermeira, Divisão Técnica do Departamento de Vigilância em Saúde, Secretaria da Saúde de Guarulhos

Instituições parceiras: Boehringer Ingelheim 

Divulgação: PMG
Divulgação: PMG

Sobre o Projeto:


O projeto Papel dos ACS no Enfrentamento das DCNT foi implementado entre março e dezembro de 2024 no município de Guarulhos, com o objetivo de capacitar 304 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre as condições crônicas, além de incentivar e propor ações de promoção da saúde e prevenção de condições de saúde no território. A iniciativa também buscou esclarecer a importância da busca ativa e do rastreamento da população sob seu cuidado, bem como orientar sobre o uso adequado de dispositivos inalatórios.


A proposta surgiu da necessidade de melhorar o conhecimento técnico desses profissionais, que atuam como ponte entre os serviços de saúde e a população. O método adotado envolveu a organização de oito turmas, divididas pelas Regiões de Saúde de Guarulhos, com cerca de 50 participantes cada. As inscrições foram realizadas online e, ao fim das capacitações, foram aplicados questionários e promovidas discussões em grupo para avaliar a percepção dos agentes sobre o tema. A análise das respostas indicou que muitos deles desconheciam informações importantes, inclusive as próprias pessoas com alguma das condições, o que dificultava o repasse de orientações adequadas à comunidade. Também foi identificado que as regiões mais vulneráveis apresentavam maiores taxas de mortalidade prematura, reforçando a urgência da educação em saúde.


O projeto contou com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, que disponibilizou um enfermeiro para ministrar palestras sobre Asma e DPOC, contribuindo também na organização. Os resultados iniciais mostraram impacto positivo no conhecimento dos agentes e na articulação entre profissionais das unidades de saúde. Os próximos passos incluem a expansão do projeto em 2025 com 500 novas vagas, incluindo gestores das unidades na capacitação, além de uma avaliação final prevista para fevereiro.


Saiba Mais:


Comments


bottom of page