• FórumDCNTs

Anvisa disponibiliza novos modelos para a rotulagem nutricional

A Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) da Anvisa disponibilizou, no portal da instituição, os arquivos usados como base para a construção dos modelos  da tabela de informações nutricionais e da rotulagem frontal.


Também foi disponibilizada a malha construtiva usada como base para a rotulagem frontal. A malha é um recurso de design, neste caso usado para orientar o alinhamento e as proporções dos elementos gráficos que devem ser utilizadas na rotulagem.


De acordo com a GGALI, a publicação dos arquivos visa favorecer a adequada implementação dos regulamentos sobre rotulagem nutricional, aprovados pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência e que entrarão em vigor a partir de outubro de 2022. A medida pretende facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.


Nova rotulagem.
Nova rotulagem.

As normas estabelecem mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração na  tabela de informação nutricional e nas condições de uso das  alegações nutricionais.


Contrariando um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que mostrou que as advertências octogonais são as mais fáceis de entender e usar pelos consumidores jamaicanos que escolhem alimentos e bebidas em supermercados em nove freguesias em todo o país, aqui no Brasil a nova rotulagem trará na embalagem uma lupa na parte da frente do produto que indica ao consumidor o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde (sódio, gordura saturada e açúcar adicionado).


Saiba mais sobre a nova rotulagem.