top of page

Condições Crônicas: cuidados inovadores - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Nome do Projeto: Condições Crônicas: cuidados inovadores

Temas contemplados: Atividade Física, Alimentação Saudável, Câncer, Condições Neurológicas, Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Obesidade, Fatores de risco para CCNTs/DCNTs

Responsável pelo projeto: Silvana Maria Coelho Leite Fava

Instituição: Universidade Federal de Alfenas

Cargo/Função e formação acadêmica: Docente e Doutora em Ciências

Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Eliza Maria Rezende Dázio - docente - Universidade Federal de Alfenas; Namie Okino Sawada - docente - Universidade Federal de Alfenas e Zélia Marilda Rodrigues Resck - docente - Universidade Federal de Alfenas, Fábio de Souza Terra - docente - Universidade Federal de Alfenas, Roberta Seron Sanches-docente - Universidade Federal de Alfenas; Lilian Cristiane Gomes- docente-Universidade Federal de Alfenas; Roberta Garcia Gomes - TAE-Universidade Federal de Alfenas; Bianca de Moura Peloso Carvalho - doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem-Universidade Federal de Alfenas; Sérgio Valverde Marques dos Santos - docente visitante - Universidade Federal de Alfenas.

Instituições parceiras: Parceria com a Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Prefeitura Municipal de Alfenas - Coordenação de Atenção Básica, Secretaria de Saúde dos municípios da microrregião de saúde; Diretoria Regional de Saúde de São João da Boa Vista; Programas Mineiros de Pós-graduação em Enfermagem e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Sobre o Projeto:


O projeto "Condições Crônicas: Cuidados Inovadores", desenvolvido em Alfenas em (MG), tem como objetivo aprimorar a atenção às Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs), promovendo a prevenção, a educação em saúde e o cuidado qualificado para pessoas com condições de saúde como câncer, diabetes, hipertensão, condição/doença renal crônica, sequelas neurológicas e feridas de difícil cicatrização. A iniciativa também busca apoiar cuidadores e profissionais de saúde, além de oferecer formação prática e teórica para estudantes, docentes e trabalhadores da área, incentivando a curricularização da extensão, a produção de conhecimento e a inovação no cuidado. As ações ocorrem em hospitais e na Atenção Primária, com base em metodologias como a clínica ampliada, o apoio ao autocuidado e a navegação de usuários pelos serviços.

      

Como resposta às demandas sociais e à necessidade de integrar universidade e comunidade, o projeto alcançou resultados expressivos: 32.420 pessoas atendidas, 350 com feridas em tratamento (83% de cicatrização), e 80% de adesão ao autocuidado e tratamentos. A produção acadêmica associada inclui 80 artigos, 4 livros, 40 dissertações, 10 teses e 2 softwares registrados. Na formação profissional, foram realizados 10 cursos com 987 participantes, 50 feiras de saúde, 3 Jornadas Nacionais de Pesquisa e Extensão em Cronicidade e 57 eventos locais. A metodologia interprofissional, aliada ao envolvimento direto da comunidade, contribuiu para melhorias efetivas no cuidado à saúde local, principalmente entre grupos mais vulneráveis.

        

A iniciativa conta com parcerias com instituições como a Casa de Caridade de Alfenas, a Prefeitura Municipal, Secretarias de Saúde, a Diretoria Regional de Saúde de São João da Boa Vista e universidades como a UNIFAL-MG e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). A próxima avaliação do projeto está prevista para janeiro de 2026. Os próximos passos incluem a consolidação do ambulatório de feridas, a criação de uma disciplina universitária sobre cuidado interprofissional, a sistematização do cuidado em redes de atenção, a ampliação da produção científica e o desenvolvimento de estudos multicêntricos com parceiros nacionais e internacionais, reforçando o papel transformador do projeto no campo da saúde pública.


Saiba Mais:


Comments


bottom of page