top of page

Certificação de Centros de AVC no Brasil - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Nome do Projeto: Certificação de Centros de AVC no Brasil

Tema contemplado: Doenças Cardiovasculares

Responsável pelo projeto: Sheila Cristina Ouriques Martins

Instituição: Rede Brasil AVC

Cargo/Função e formação acadêmica: Presidente da Rede Brasil AVC, Ex-Presidente WSO, ProfUFRGS

Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Octavio Pontes Neto, Prof FAMED USP Ribeirão Preto; Gisele Sampaio Silva, Prof Unifesp

Instituições parceiras: Sociedade Brasileira de AVC, SB Neurorradiologia, Academia Brasileira de Neurologia, Associação Brasil AVC, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Imagem: Certificação de Centros de AVC no Brasil
Imagem: Certificação de Centros de AVC no Brasil

Sobre o Projeto:


O projeto de Certificação de Centros de AVC da Organização Mundial de AVC (WSO) implementado no Brasil representa um avanço estratégico na padronização e qualificação do atendimento de pessoas que tiveram AVC. O objetivo do programa é garantir a implementação dos elementos prioritários nos centros de AVC, aumentando a qualidade e a segurança do cuidado e, consequentemente, melhorando os desfechos dos pacientes com AVC. Promovendo práticas alinhadas ao Roadmap da WSO, com uma abordagem estruturada baseada em checklist, monitoramento e visitas presenciais de auditoria, a iniciativa tem impulsionado a adoção de protocolos clínicos essenciais, elevando a qualidade dos serviços prestados.


Os resultados são expressivos: o número de hospitais monitorados saltou de 15 para 300, sendo 31 já certificados. Em apenas cinco meses, a adesão às recomendações clínicas passou de 71% para 92%, e 70% dos indicadores monitorados mostraram melhora. A inclusão das pessoas que tiveram AVC no planejamento do projeto destaca o compromisso com uma abordagem centrada no usuário e com a humanização do cuidado.  O projeto contribui diretamente para a redução da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis, como o AVC, que representa uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil tendo parcerias com a Sociedade Brasileira de AVC, SB Neurorradiologia, Academia Brasileira de Neurologia, Associação Brasil AVC e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Os próximos passos incluem a discussão para expansão do programa para torná-lo um programa de governo para monitoramento da Linha de Cuidado com a certificação realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados, assegurando o acompanhamento completo do atendimento agudo à recuperação funcional. 


Saiba Mais:


Comments


bottom of page