top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Consenso de sociedades médicas sobre vacinação contra a influenza para a prevenção de DCV

A Sociedade Interamericana de Cardiologia e a Word Heart Federation, publicaram um consenso sobre a vacinação contra a influenza para a prevenção de doenças cardiovasculares nas Américas. A mortalidade cardiovascular está diminuindo, mas continua sendo a principal causa de morte em todo o mundo. As infecções respiratórias, como a gripe, contribuem significativamente para a morbidade e mortalidade em pessoas com doenças cardiovasculares. Apesar dos benefícios comprovados, a vacinação contra influenza não é totalmente implementada, especialmente na América Latina.

Pensando nisso, uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em manejo e prevenção de doenças cardiovasculares das Américas, convocada pela Sociedade Interamericana de Cardiologia (IASC) e pela World Heart Federation (WHF), participou do processo e da formulação das declarações sobre as recomendações da vacinação contra a influenza.


O documento conclui que existe uma forte correlação entre influenza e eventos cardiovasculares. A vacinação contra a gripe não é apenas segura e uma estratégia comprovada para reduzir eventos cardiovasculares, mas também economiza custos. Foram encontrados também diversas barreiras para sua implementação global e estratégias potenciais para superá-las.


bottom of page