top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS anuncia o 4º Ciclo do NCD Lab - Até 30/6

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia o 4º Ciclo do NCD Lab. O Laboratório de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) procura soluções inovadoras que transformem a forma como os serviços dessas condições e de saúde mental são prestados, aproveitando a abordagem dos cuidados de saúde primários. A chamada estará aberta até 30/06/2024.


Foto: Divulgação

Grandes ideias começam com uma faísca e crescem a partir do zero. A resposta à epidemia global de CCNTs exige novas intervenções, baseadas em evidências e que combinem novas tecnologias com ideias inovadoras, pensamento multidisciplinar e ação intersetorial. O Laboratório de CCNTs da OMS apoia inovações promissoras de base para alcançar escala através da construção de conhecimento e do estabelecimento de parcerias estratégicas.


Áreas temáticas


O NCD Lab apoia projetos inovadores em três áreas temáticas principais. Cada área temática é copresidida por um Participante do GCM/NCD e apoiada por um Grupo Diretor com especialistas internacionais de vários setores.


  • Mulheres e Garotas (saiba mais)

  • CCNTs e a Próxima Geração (saiba mais)

  • Envolvimento Significativo de Pessoas que Vivem com CCNTs e Problemas de Saúde Mental (saiba mais)


A maioria das CCNTs e os seus fatores de risco podem ser prevenidos ou geridos ao nível dos cuidados primários. Os cuidados de saúde primários melhoram a qualidade dos cuidados, o acesso aos serviços, a experiência do utilizador e, com investimento a longo prazo, a saúde geral da população.


Inscrições


As inovações selecionadas pelo NCD Lab têm o potencial de moldar as políticas e práticas globais em matéria de CCNTs e de cuidados de saúde mental. Estão incluídos em um portfólio global de inovações líderes em CCNTs que recebem apoio personalizado para aumentar o impacto e alcançar escala pelo Mecanismo de Coordenação Global da OMS sobre CCNTs e seus parceiros. Os idealizadores de novos projetos do NCD Lab participam em reuniões de alto nível, promovem as suas ideias junto dos países da OMS e dos parceiros estratégicos e têm acesso a eventos de networking dedicados e workshops de capacitação.


As CCNTs, como câncer, diabetes, condições respiratórias crônicas e condições cardíacas, são as maiores causas de morte e incapacidade no mundo. As suas causas são multifacetadas e complexas, abrangendo desde fatores sociais, econômicos e culturais até padrões de comportamento.


Iniciativas de saúde que mobilizam o conhecimento comunitário e levam em conta os contextos locais, muitas vezes revelam-se mais eficazes, equitativas e sustentáveis ​​na abordagem das CCNTs do que intervenções "de cima para baixo" geridas externamente. Se as inovações de origem local puderem ser corroboradas por evidências e dimensionadas em diferentes contextos, poderão ter um grande impacto nacional ou mesmo global.


Envie seu projeto até 30 de junho de 2024. Clique aqui.


Comentarios


bottom of page