• FórumDCNTs

Consulta Pública ANS sobre Dupilumabe para Tratar Asma Alérgica Grave - até 20/09

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública com o objetivo de incorporar o dupilumabe na lista de medicamentos que devem ser cobertos obrigatoriamente pelos planos de saúde para tratar pessoas com asma alérgica grave com inflamação do tipo 2. A Consulta Pública – CP nº 101 receberá as contribuições da sociedade em geral até o dia 20/09/2022. Para ajudar na campanha, a Associação Brasileira dos Asmáticos (ABRA) divulgou um vídeo explicativo sobre a importância da consulta pública e incentiva toda a sociedade a participar. Assista ao vídeo da ABRA sobre a CP 101 aqui.


O dupilumabe tem um mecanismo de ação diferenciado em relação ao omalizumabe e, se aprovado para o rol de tratamentos dos planos de saúde, ampliará o arsenal terapêutico e permitirá ainda mais a individualização do tratamento da asma alérgica grave. Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 100 e 150 milhões de pessoas no mundo têm asma, uma condição crônica respiratória, que pode ocorrer em todas as idades, entretanto é mais comum na infância. Enquanto muitos conseguem controlar essa condição crônica respiratória usando bombinhas, as pessoas com asma alérgica grave com inflamação do tipo 2 precisam de medicamento.



As contribuições da sociedade ajudarão a ANS a tomar uma decisão que pode ser muito favorável às pessoas com asma alérgica grave com inflamação do tipo 2. Mas vale destacar que não é preciso ter asma para opinar na Consulta Pública 101. Os interessados em colaborar podem contar a experiência de algum familiar ou conhecido com asma.


Clique aqui para opinar na consulta pública nº 101. Selecione a UAT - 25 asma grave com inflamação do tipo 2.


Mais informações sobre o edital da CP 101, aqui.