• FórumDCNTs

Gestão de Cuidado e Reab. de Dor Musculoesquelética - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2022

Nome do Projeto: Gestão de Cuidado e Reabilitação de Dor Musculoesquelética.

Instituição: Tato Fisioterapia Inteligente.

Responsável pelo projeto: Rafael Krasic Alaiti.

Contato: rafael.alaiti@gmail.com.


Sobre o Projeto:

O principal objetivo deste projeto foi verificar a viabilidade de um programa de gestão de cuidado e reabilitação digital para pessoas com dor musculoesquelética, a fim de produzir melhora clínica e reduzir custos.

Foi realizado um mapeamento de dor musculoesquelética em três grandes empresas corporativas para identificação das condições musculoesqueléticas mais prevalentes e incapacitantes. A partir desta pesquisa, a equipe de gestores de saúde entrou em contato para realizar a triagem e o telemonitoramento. Foram identificadas 1200 pessoas com dor musculoesquelética, com idades entre 20 e 45 anos. Aqueles que necessitavam de reabilitação foram atendidos pela equipe do projeto através de fisioterapia online. Todos foram telemonitorados por um período de 6 meses.

O projeto foi avaliado através de indicadores de melhora clínica (níveis de dor e incapacidade), operacionais (média de sessões para a alta, adesão) e de experiência (NPS). Obtivemos um NPS de 95, uma melhora clínica de 78% nos níveis de dor e de 80% nos níveis de incapacidade funcional, com uma média de 5.5 sessões para a alta e uma taxa de abandono de 7%. Desta forma, o projeto mostrou-se viável produzindo melhora clínica significativa em poucas sessões com uma excelente adesão, tanto ao tratamento quanto ao telemonitoramento.

Para a elaboração deste projeto, os departamentos de RH, saúde ocupacional e os líderes de cada uma das empresas foram essenciais para compreender as necessidades individuais de cada local. A partir destas informações, foram aplicadas estratégias de aquisição e engajamento de forma personalizada para cada empresa. Os potenciais benefícios futuros são a redução de custos relacionados a quadros musculoesqueléticos para empresas, operadoras de saúde, corretoras e auto-gestoras relacionada com a redução da realização de exames e tratamentos desnecessários, enquanto que pessoas com dor de todo o país teriam acesso facilitado a uma melhor trajetória de cuidado e a tratamentos custo-efetivos.


Saiba Mais:



*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.*


Posts recentes

Ver tudo