top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Insuficiência Cardíaca e DCV: Ações Necessárias para Prevenir e Tratar - 28/07


Objetivos:

  • Identificar necessidades ainda não atendidas de pessoas com insuficiência cardíaca (IC) e outras doenças cardiovasculares (DCV) no Brasil, assim como as melhores estratégias para superá-las.

  • Conhecer o impacto da IC e outras DCV sobre os sistemas de saúde e previdenciário brasileiro, e como a incorporação e transferência de tecnologia, e capacitação da Atenção Primária à Saúde são fundamentais para virar esse jogo.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em parcerias efetivas para prevenção e tratamento adequado da IC e DCV em todo o país.


Agenda:

16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (moderação: Patrícia de Luca, FórumDCNTs | AHF) (Vídeo)

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim (Vídeo)

  • Flávia Lima, ABRAF (Vídeo)

16h20-16h25 – Panorama atual da insuficiência cardíaca e outras DCV no Brasil (Lídia Moura, DEIC - SBC) (Vídeo)


16h30-16h35 – É economicamente mais vantajoso tratar ou não tratar a insuficiência cardíaca e outras DCV? (Leon Nascimento, Firjan) (Vídeo)


16h40-16h45 – Há como prevenir a insuficiência cardíaca? O sistema público e o suplementar já estão preparados para isso? (Enilda Lara, HCor) (Vídeo)


16h50-17h00 - Quais estratégias têm maior potencial para o tratamento de insuficiência cardíaca no Brasil? (Luiz Bortolotto, InCor | SBH) (Vídeo)


17h00-17h05 – Como melhorar qualidade de vida e reduzir mortes por insuficiência cardíaca e outras doenças cardiovasculares no Brasil? (Elton Chaves, CONASEMS) (Vídeo)


17h10-17h15 – Qual a relevância do Complexo Econômico Industrial da Saúde e das transferências de tecnologia para otimizar o enfrentamento à IC e demais DCV no Brasil? (Elaine Goulart, Farmanguinhos/Fiocruz) (Vídeo)


17h20-17h55 – Debate: Como as instituições presentes devem se engajar para melhorar os desfechos de insuficiência cardíaca e outras DCV no Brasil? (Patrícia de Luca, FórumDCNTs | AHF) (Vídeo)

  • Elaine Goulart, Fiocruz/Farmanguinhos

  • Elton Chaves, CONASEMS

  • Enilda Lara, HCor

  • Flávia Lima, ABRAF

  • Leon Nascimento, Firjan

  • Lídia Moura, DEIC - SBC

  • Luiz Bortolotto, InCor | SBH

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim


Painelistas e Moderadora


Elaine Goulart, MD, MSc, PhD

(Fiocruz/Farmanguinhos)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Medicina pela UFRJ na área de concentração Oftalmologia, Residência Médica em Oftalmologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora em Medicina pela UFRJ área de concentração oftalmologia. Atuou como Médica Oftalmologista no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) da Fiocruz, com ênfase em Doenças Infecciosas em Oftalmologia, e Tecnologista em Saúde Pública no Núcleo de Tecnologia e Logística em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Atualmente é Médica na Farmanguinhos/Fiocruz.


Elton Chaves, MSc, PhD

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia - Bioquímica pelo Centro Universitário do Estado do Pará, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou como membro da CONITEC e tem experiência na Gestão em Saúde e na área de Assistência Farmacêutica, com ênfase em Saúde Coletiva, com a especialização no Perfil de Prescrição de Usuários da Farmácia Popular do Brasil. Atualmente é Conselheiro de Administração da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Enilda Lara, MSc, PhD

(HCor)

Graduada em Nutrição, Mestre em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Membro do COMPASSO - Programa Alimentar para Proteger o Coração e Membro do Comitê Diretivo do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor. Atua, ainda, como Coordenadora do Laboratório de Implementação de Conhecimento em Saúde (LICS) e de Projetos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do PROADI-SUS do HCor.


Flávia Lima

(Abraf)

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e em Comunicação Social pelo Centro Universitário IESB, Pós-graduada em Comunicação em Saúde e em Saúde Coletiva pela Escola de Governo Fiocruz Brasília. Coordenou o Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar do Distrito Federal. Atualmente é Presidente da ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas).


Leon Nascimento, MSc

(Firjan)

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Plínio Leite, Pós-Graduado em Farmácia Hospitalar com ênfase em Clínica Médica, pela UFRJ e Mestrando em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO, na linha de Computação Ubíqua e Inteligência Artificial, graduado em Sistemas de Computação pela UFF. Atuou como Farmacêutico clínico na Rede D'Or Star e Pesquisador visitante no Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional. Atualmente é Pesquisador QMS e Coordenador da Linha de Pesquisa Química 4.0 nos Institutos SENAI em Química Verde e Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional.


Lídia Moura, MD, PhD

(DEIC - SBC)

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado em insuficiência cardíaca avançada no Brigham and Women's Hospital/Harvard Medical School. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, Insuficiência Cardíaca avançada, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, insuficiência cardíaca avançada. Atualmente é Professora titular da Escola de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Diretora do eixo de Saúde Humana EMCV, Médica - Consultório Para Prática Privada, Coordenadora Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat.


Luiz Bortolotto, MD, PhD

(InCor | SBH)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Doutorado em Cardiologia pela FMUSP, com Estágio de Pós-Doutorado no Hospital Broussais - Paris, sob supervisão do Professor Michel Safar. Atuou no Programa de Tutoria Promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professor Colaborador Médico e Orientador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cardiopneumologia, disciplina de Cardiologia pela FMUSP, Participou como Revisor e Membro da Revista Brasileira de Hipertensão e Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Atualmente é Diretor da Unidade Clínica de Hipertensão, InCor-HCFMUSP.


Paulo Fascina, MBA

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Negócios Globais pela The University of Manchester. Atualmente é o responsável pela área de Ecossistemas em Saúde na Boehringer Ingelheim Brasil.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(FórumDCNTs | AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo


Comentarios


bottom of page