top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Minha Saúde, Meu Direito: uma mensagem da OMS no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde acontece anualmente no dia 7 de Abril, e tem como tema em 2024 "Minha Saúde, Meu Direito", que defende o direito de todos, em todos os lugares, ao acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, habitação de qualidade, condições ambientais e de trabalho dignas e ausência de discriminação. Pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano nas suas constituições, porém mais de 4,5 bilhões de pessoas não foram totalmente assistidas por serviços de saúde essenciais em 2021. Saiba mais sobre saúde e direitos humanos; acesse a página da campanha aqui.


Foto: Divulgação OMS

Na segunda-feira, 8 de abril, um diálogo de alto nível entre o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sr. Volker Türk, marcará os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Organização Mundial da Saúde. Este evento analisará como continuar a promover os direitos humanos para a saúde, mesmo face a emergências graves. Para mais informações e inscrições, clique aqui.


Confira a mensagem da OMS para o Dia Mundial da Saúde 2024



Em todo o mundo, o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado.


Condições e desastres são as principais causas de morte e incapacidade.


Os conflitos devastam vidas, causando morte, dor, fome e sofrimento psicológico.


A queima de combustíveis fósseis está simultaneamente a impulsionar a crise climática e a retirar o nosso direito de respirar ar limpo, com a poluição do ar interior e exterior a ceifar uma vida a cada 5 segundos.


O Conselho da OMS sobre a Economia da Saúde para Todos concluiu que pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano na sua constituição. No entanto, os países não estão a aprovar e a pôr em prática leis que garantam que as suas populações tenham direito ao acesso aos serviços de saúde. Isto sustenta o fato de pelo menos 4,5 bilhões de pessoas — mais de metade da população mundial — não terem sido totalmente assistidas por serviços de saúde essenciais em 2021.


Para enfrentar este tipo de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é "Minha Saúde, Meu Direito".


O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todos, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, habitação de qualidade, condições ambientais e de trabalho dignas e ausência de discriminação.


Comments


bottom of page