top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Reunião de Líderes de Advocacy das Principais Entidades de CCNTS do Brasil - 23/06



8h00 - Chegada de todos, café interativo e acomodação


8h30 - Abertura: Boas-vindas & Apresentações (Mark Barone, FórumDCNTs; Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde; Patricia de Luca, AHF; Eduardo Macário, SES-SC) (Vídeo)


9h20-10h50 – Gargalos e necessidade de advocacy em CCNTs e seus fatores de risco no Brasil 2023 (Moderação: Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)

  • 9h30-9h45 - Cenário e prioridades em CCNTs e fatores de risco neste momento (Luciana Sardinha, Vital Strategies) (Vídeo)

  • 9h50-10h05 - Jornada da pessoa com CCNTs e alterações de saúde mental (Alberto Ogata, FGV) (Vídeo)

  • 10h10-10h25 - Desafio das incorporações, como dialogar com os tomadores de decisão (Gonzalo Vecina, FSP-USP) (Vídeo)

  • 10h25-10h50 - P&R (Vídeo)

10h50-11h15 – Café Interativo


11h20-12h20 – Início dos trabalhos colaborativos (Vídeo)


12h35-13h35 - Almoço


13h40-15h10 – Características e Oportunidades no Legislativo e no Executivo - O que e como fazer ou não fazer? (Moderação: Eduardo Macário, SES-SC) (Vídeo)

  • Carla Rocha (Assessora Parlamentar)

  • Rejane Calixto (SMS - Diadema)

  • Willian Raad (Assessor Parlamentar)

15h15-16h35 – Apresentação das propostas dos trabalhos colaborativos (Vídeo)


16h35 – Encerramento


16h45 – Café interativo



Painelistas e Moderadores


Alberto Ogata, MD, MSc, PhD

(FGV)

Graduado em Medicina, Mestre em Medicina e Economia da Saúde e Doutor em Saúde Coletiva. Pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Administração em Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Professor de Gestão Avançada de Programas do MBA em Promoção da Saúde (Centro Universitário São Camilo) e de Saúde Populacional no Mestrado Profissional da Gestão da Competitividade da FGV. Presidente da International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP).


Carla Rocha

(Assessora Parlamentar)

Graduada em Comunicação Institucional/Relações Públicas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), com especialização em Ciências Políticas, Poder Legislativo e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes. Foi Coordenadora da Assessoria de Comissões Temáticas na Câmara dos Deputados e Coordenadora de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares (ASPAR) no Poder Executivo. Atualmente é Assessora parlamentar na Câmara dos Deputados.


Eduardo Marques Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente é Coordenador da Sala de Situação de Saúde na SES-SC.


Gonzalo Vecina, MD, MSc

(FSP-USP)

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Residência Médica em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, e Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Fundador e ex-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de ter atuado como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e Superintendente do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).


Luciana Sardinha, MSc, PhD

(Vital Strategies)

Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília, Especialização em Epidemiologia e em Gestão Governamental pela UPIS, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Brasília, e Doutora pela Universidade de Brasília em Epidemiologia. Foi Consultora Nacional para doenças crônicas não transmissíveis da Organização PanAmericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde, Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente é Techinical Advisor of Epidimiology and Public Health da Vital Strategies.


Mônica Andreis, MSc

(ACT Promoção da Saúde)

Graduada em Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela USP e Especialista em Psicologia Hospitalar. Cofundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.


Rejane Calixto, MD

(SMS-Diadema)

Graduada em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Piauí, Especialização em Saúde Coletiva e Direito Sanitário pela USP e Saúde do Trabalhador - Universidade São Francisco. É médica aposentada da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, Vigilância em Saúde e Administração de Serviços de Saúde. Foi Secretária de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Diadema (SMS-Diadema). Atualmente é Assessora Especial na SMS-Diadema.


William Raad, MBA

(Assessor Parlamentar)

Graduado em Direito pela UniCEUB - Centro Universitário de Brasília, Pós-Graduação em Direito Eleitoral pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e MBA em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública pela FGV. Atuante na área do Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Grande experiência dentro do universo jurídico-legislativo e no âmbito institucional. Atualmente é assessor jurídico-legislativo na Câmara dos Deputados.



Parceiros Corporativos


Commentaires


bottom of page