top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

AVC e Trombose: Estratégias para Reduzir Mortes - 06/10, às 16h00


Objetivos:
  • Entender estratégias de prevenção e tratamento de complicações cárdio e cérebro vasculares, especialmente em pessoas com risco aumentado, como aquelas com diabetes, hipertensão, dislipidemia e obesidade.

  • Conhecer os protocolos e identificar os desafios no novo cenário de anticoagulação no Brasil, para prevenção e tratamento eficaz de AVC e trombose.

  • Ampliar, através do engajamento de gestores e sociedades médica e civil, programas e políticas exitosas para redução de casos e de mortes por AVC, trombose e outros eventos cárdio e cérebro vasculares no Brasil.


Agenda:

16h00-16h10 – Abertura e Contextualização (Moderação: Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil | FórumDCNTs)

  • Patrícia de Luca (AHF) (Vídeo)

16h15-16h20 – Há estratégias populacionais implementadas no Brasil que efetivamente levaram à redução de AVC e infarto? Há como escalá-las para todo o país? (Gisele Sampaio, HIAE | UNIFESP) (Vídeo)


16h25-16h30 – Como os novos protocolos brasileiros de anticoagulação se comparam com os de outros países? Onde ainda é preciso melhorar? (Sheila Martins, WSO | Rede Brasil AVC) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como estratégias de Saúde Digital fortalecem linhas de cuidado para melhorar desfechos clínicos? (Roberto Botelho, Triangulo Heart Institute) (Vídeo)


16h45-16h50 – Quais as dificuldades principais para a implementação efetiva das diretrizes e protocolos de anticoagulação e tratamento de AVC no país? Quais as orientações de sua instituição? (Octávio Pontes, FMUSP-RP) (Vídeo)


16h55-17h00 – Qual é o papel da Atenção Primária na prevenção e nos cuidados do AVC e Trombose? Como a APS pode ser fortalecida para essas ações? (Romeu Sant'Anna, Hospital Risoleta Tolentino Neves ) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais os planos do Ministério da Saúde para melhorar cuidados com doenças cardiovasculares no Brasil, melhorando desfechos e reduzindo mortes? (Rodrigo Cariri, SAES - Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h10-17h50Debate – Como cada instituição representada no evento de hoje poderá contribuir para melhorarmos prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, para que - como em outros países – elas saiam do topo da causa de mortes? (Moderação: Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil | FórumDCNTs) (Vídeo)


Painelistas e moderador

Gisele Sampaio, MD, MSc, PhD

(Einsten | UNIFESP)

Médica Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health, e Fellowship em Doenças Cerebrovasculares e Neurointensivismo pela Universidade de Harvard/ Massachusetts General Hospital. Ampla experiência na área de Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares agudas, neurointensivismo e Doppler transcraniano. Atualmente é Professora Livre-docente da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo e Pesquisadora no Hospital Israelita Albert Einstein.


Octávio Pontes, MD, MSc, PhD

(FMRP-USP)

Médico Neurologista pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, Doutor em Neurologia e Livre Docência em Neurologia, ambos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Fellowship em Neurologia Vascular e Neurossonologia no Hospital Vall d`Hebron. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Atua como Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, instituída pelo Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e Co-Chair do Comitê de Educação da World Stroke Organization (WSO). Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do HCFMRP-USP, além de Coordenador do Mestrado Profissional em Neurologia da FMRP-USP.


Patrícia de Luca, MSc

(FórumDCNTs | AHF)

Mestre em ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de SãoPaulo (EEEF-USP), Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela mesma instituição. Experiência em prescrição de exercício, pesquisa, ética educação em saúde e advocacy, com ênfase em doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Atuou voluntariamente na ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos, e no Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP por 8 anos. Co-fundadora do Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC). Co-fundadora e membro da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs). Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Roberto Botelho, MD, PhD

(Triangulo Heart Institute)

Médico Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Realizou Aperfeiçoamento em Clinical Trials Course pela Harvard Medical School (HMS). É membro do Conselho de Ética da Universidade Federal de Uberlândia. Participa dos comitês de revisão do International Journal of Cardiology e também do Journal of the Brazilian Society of Interventional Cardiology, com ampla experiência como coautor de mais de 50 artigos e resumos de periódicos revisados por pares e de 10 capítulos de livros. Atualmente é Presidente do International Telemedical Systems ITMS e Diretor do Triangulo Heart Institute, e também de suas Divisões de Cardiologia Intervencionista e Pesquisa Clínica.


Rodrigo Cariri, MD, MSc, PhD

(SAES - Ministério da Saúde)

Médico de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Saúde Coletiva pela IAM/FIOCRUZ, com Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção e Processos Educacionais pelo Hospital Sírio-Libanês. Atua como Professor Adjunto no Centro de Ciências Médicas da UFPE. Prestou Acompanhamento e Assessoria à Política Nacional de Especialidades no SUS. Atualmente é Coordenador Geral de Atenção Especializada na Secretaria de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da saúde.


Romeu Sant'Anna, MD, MSc

(Hospital Risoleta Tolentino Neves)

Médico Neurologista pelo Hospital Madre Teresa e Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Especialização em Gestão Clínica pelo Hospital Sírio Libanês. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. É instrutor da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Neurologista do Hospital Biocor/Rede D’Or. Atualmente é Coordenador do Serviço de Neurologia e Unidade de AVC do Hospital Risoleta Neves - FUNDEP/UFMG.


Sheila Martins, MD, MSc, PhD

(Rede Brasil AVC/WSO)

Médica Neurologista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Doutora em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, e é ex-Presidente da Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares. Vasta experiência como Professora da Faculdade de Medicina e da Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e também Coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é Presidente da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization.


Ronaldo Wieselberg, MD, MSc

(ADJ Diabetes Brasil | FórumDCNTs)

Médico Endocrinologista pela Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Mestre em Saúde Pública pelo Imperial College London. Coordenador do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), foi Representante Regional do programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da IDF, entre 2017-2019, onde esteve à frente do projeto de rastreio de acesso aos cuidados e medicações na América Latina. Representou a Sociedade Civil na consulta pela ONU sobre DCNTs (Nova Iorque/2018). Atualmente é Professor de Endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Vice-Presidente da ADJ Diabetes Brasil e membro da Comissão Consultiva do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs.



Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo




Comments


bottom of page