top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Evento Interativo - Colesterol: Esquecido mas Indispensável na Atenção Cardiovascular - 30/09


Objetivos:

  • Entender a relevância da prevenção e controle da dislipidemia para a saúde cardiovascular.

  • Identificar modelos sustentáveis e escaláveis que incluem atenção ao colesterol na Atenção Primária.

  • Firmar compromisso entre os setores público, privado e terceiro setor para a implementação colaborativa de programas e políticas de saúde para melhorar a prevenção primária e secundária de condições cardiovasculares.


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Patrícia de Luca, AHF) (Vídeo)

  • Fernanda Oliveira, Novartis (Vídeo)

  • Gustavo San Martin, CDD (Vídeo)

16h25-16h30 – Qual a contribuição da dislipidemia para a morbimortalidade precoce? (Glaucia Moraes, UFRJ) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como as novas politicas públicas podem beneficiar o controle das condições cardiovasculares? (Eduardo Nilson, Fiocruz | NUPENS-USP) (Vídeo)


16h45-16h50 – Quais estratégias fundamentais para o enfrentamento da dislipidemia na Atenção Primária? (Alessandro Chagas, CONASEMS) (Vídeo)


16h55-17h00 – Quais as ações o estado de Santa Catarina está tomando para melhorar a saúde cardiovascular da população? (Eduardo Macário, SES-SC) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais as melhores práticas para prevenção e cuidados de dislipidemia através da Atenção Primária no setor privado? (Kátia Audi, ANS) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate (Vídeo)



Painelistas e Moderador


Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar,. Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atualmente é Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Eduardo Nilson, DSc

(Fiocruz | NUPENS-USP)

Graduado e Pós Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Especialista em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como Inspetor de Saúde no DF e Consultor Técnico no Ministério da Saúde. Atualmente é Pesquisador na Fiocruz e associado ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde - Nupens/USP.


Eduardo Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE (2001) e Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2013). Consultor técnico do Ministério da Saúde (de 2001-/2009), na gerência técnica do SINAN e na coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis. Desde 2010, atuou em saúde indígena da FUNASA e como coordenador do programa EPISUS na SVS/MS (2011-2012). Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização e Diretor de Vigilância Epidemiológica para o estado de Santa Catarina (2013-2018) e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES/SC. Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (2019-2020). Atualmente é Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de SC.


Fernanda Oliveira, MBA

(Novartis)

Enfermeira, pós-graduada em Administração dos Serviços de Enfermagem, MBA em Marketing. Atualmente Gerente de Doença Aterosclerótica na Novartis, atuando na implementação de parcerias e colaboração com o ecossistema da saúde.


Glaucia Moraes, MD, MSc, PhD

(UFRJ)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença, Residência em Clinica Médica e Cardiologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Clínica Médica e Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia concedidos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela Associação Medica Brasileira (AMB), e Especialista em Medicina Intensiva concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e AMB. Foi Presidente da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa, Presidente do Departamento de Cardiologia Clinica da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da SOCERJ, Presidente do Departamento de Doença Coronariana da SOCERJ, Diretora de Publicações da SOCERJ e Editora da Revista da SOCERJ. Atualmente é Professora permanente da Pós-Graduação de Cardiologia da UFRJ e Professora Associada de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da UFRJ.


Gustavo San Martin

(AME/CDD)

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Consultor especializado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Instituições do Terceiro Setor. Atuante na formatação, estruturação e execução de projetos institucionais e operacionais. Fundou a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), onde atualmente é Diretor Executivo.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Kátia Audi, MBA

(ANS)

Graduada em Saúde e Educação Físcia pela Universidade Gama Filho, especialista em Gestão Hospitalar e Psiquiatria Social pela Fundação Oswaldo Cruz e MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mais de 20 anos na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualmente sendo a Coordenadora de Indução de Qualidade Setorial/COIME/GEEIQ/DIDES/ANS.



Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo




bottom of page