top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS procura especialistas para atuarem no Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental - Até 3/5

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) procura especialistas para atuarem como membros do Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio (PAHO’s Strategic Advisory Group on Mental Health and Suicide Prevention). Esta chamada de especialistas fornecerá informações sobre o Grupo Consultivo Estratégico em questão, os perfis de especialistas procurados, o processo de manifestação de interesse e o processo de seleção. O prazo para apresentação de candidaturas é 03/05/2024.


Foto: Freepik

O elevado crescimento de problemas de saúde mental, a baixa cobertura de tratamento e o aumento das taxas de suicídio tornam a saúde mental um grave problema de saúde pública na Região das Américas. A pandemia da COVID-19 exacerbou a situação, aumentando a prevalência de problemas de saúde mental e incomodando os serviços essenciais de saúde mental. Outras emergências humanitárias, incluindo a crise climática global, também representam uma ameaça significativa para a condição.


O suicídio é um problema significativo de saúde pública nas Américas, onde quase 100 mil pessoas morrem a cada ano. Cada caso de suicídio é uma tragédia que afeta gravemente não só os indivíduos, mas também as famílias e as comunidades.


A Estratégia para Melhorar a Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio destina-se a orientar e ajudar os Estados-Membros nos esforços para melhorar a saúde mental e a prevenção do suicídio, utilizando uma abordagem baseada na equidade e nos direitos e tendo em conta os contextos, necessidades e prioridades nacionais, através de seis linhas estratégicas de ação.

O Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio (SAG) atuará como órgão consultivo da OPAS para promover a agenda da Organização sobre saúde mental e prevenção do suicídio na Região das Américas.


Funções do Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio


Na qualidade de órgão consultivo da OPAS, o SAG terá as seguintes funções:


  1. Aconselhar sobre estratégias-chave para ação acelerada em saúde mental e prevenção do suicídio nas Américas;

  2. Aconselhar sobre a melhor forma de transformar as recomendações propostas pela Comissão de Alto Nível sobre Saúde Mental e COVID-19 em ações para os Estados-Membros e rever periodicamente a sua aplicação;

  3. Fornecer orientação sobre ações prioritárias para apoiar os Estados Membros no cumprimento dos compromissos delineados na Estratégia para Melhorar a Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio na Região das Américas;

  4. Fornecer recomendações sobre a melhor forma de integrar as diversas áreas temáticas interligadas no âmbito da saúde mental, incluindo a prevenção do suicídio, o consumo de álcool, as abordagens de saúde pública ao consumo de substâncias, a saúde cerebral e a neurologia, em orientações e ações mais eficazes a serem implementadas pelos Estados-Membros.


O SAG reunirá pelo menos duas vezes por ano, sendo uma reunião presencial e uma reunião virtual. Contudo, a OPAS poderá convocar reuniões adicionais. As reuniões do SAG podem ser realizadas presencialmente (na sede da OPAS ou em outro local, conforme determinado pela OPAS) ou virtualmente, por vídeo ou teleconferência.


Quem pode participar


O Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio será multidisciplinar, com membros que possuem uma gama de conhecimentos técnicos, habilidades e experiências relevantes para a saúde mental e a prevenção do suicídio. Aproximadamente 15 membros podem ser selecionados.


A OPAS aceita manifestações de interesse de:


  • Profissionais de saúde mental

  • Acadêmicos

  • Pessoas com experiência vivida

  • Organizações relevantes da sociedade civil

  • Especialistas em saúde pública

  • Cientistas

  • Organizações e agências interamericanas

  • Instituições e agências internacionais de desenvolvimento


Inscrições


Para registrar seu interesse em ser considerado para o Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, envie os seguintes documentos até até 4 de maio, às 00h59 (horário de Brasília/DF), para oliveirren@paho.org e tauschamy@paho.org usando o linha de assunto "Manifestação de interesse para o Grupo Consultivo Estratégico sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio":


  • Uma carta de apresentação, indicando a sua motivação para se candidatar e como você satisfaz os critérios de seleção. Observe que, se selecionado, a associação será a título pessoal. Portanto, não utilize papel timbrado ou outra identificação do seu empregador);

  • Seu currículo; e

  • Um formulário de declaração de interesses assinado e preenchido para especialistas da OPAS/OMS.

Após a submissão, sua manifestação de interesse será analisada pela OPAS. Devido ao alto volume de interesse esperado, apenas indivíduos selecionados serão informados.


Submeta sua inscrição até 3 de maio de 2024 para oliveirren@paho.orgtausch.amy@paho.org.


Yorumlar


bottom of page