top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

ONU abre chamada para o Prêmio da Força-Tarefa de CCNTs 2024 - Até 15/5

A Força-Tarefa Interagências das Nações Unidas para a Prevenção e Gerenciamento de Condições Crônicas Não Transmissíveis anuncia a convocação para nomeações nos Prêmios da Força-Tarefa de CCNTs da ONU 2024 (UN NCD Task Force Award 2024). As inscrições vão até 15/05/2024.


Foto: Divulgação

Estes prêmios reconhecerão as realizações em ações multissetoriais na prevenção e gerenciamento das CCNTs, na saúde mental e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais amplos relacionados com as CCNTs durante 2023.


No ano passado, o Grupo de Trabalho uniu forças com a União Internacional de Telecomunicações e o Departamento de Saúde Digital da OMS para enfatizar a importância das tecnologias digitais na agenda das CCNTs e da saúde mental. Em 2022, o Grupo de Trabalho uniu forças com o Programa Especial da OMS sobre Cuidados de Saúde Primários para destacar a importância das CCNTs e da saúde mental no contexto mais amplo dos cuidados primários.


Este ano, o Grupo de Trabalho unirá forças com o Departamento de Políticas e Normas de Produtos de Saúde da OMS, com premiações para reconhecer o trabalho em tecnologia de apoio.


O objetivo dos prêmios


Prêmios que reconhecem o compromisso e as ações notáveis ​​para: (i) prevenir e gerenciar as CCNTs; e (ii) promover e acelerar o acesso equitativo à tecnologia assistiva será feito em três categorias:


  1. Ministérios da saúde e agências governamentais de saúde.

  2. Ministérios e agências governamentais fora da saúde.

  3. Organizações não governamentais, universidades e fundações.


Requisitos para participação


Os nomeados devem demonstrar uma contribuição notável para resultados comprovados na consecução dos ODS relacionados com a saúde nas áreas de: (i) ação multissetorial na prevenção e gerenciamento das CCNTs, saúde mental ou outros ODS relacionados com as CCNTs; (ii) promover e acelerar o acesso equitativo e centrado nas pessoas à tecnologia de apoio através de abordagens de reforço do sistema, incluindo ações sobre políticas, produtos, fornecimento ou pessoal de tecnologia de apoio.


A nomeação deve descrever como a instituição, agência ou organização nomeada demonstrou capacidade para:


  • Criar abordagens e atividades novas e inovadoras.

  • Liderar a agenda e trabalhos com parceiros.

  • Mobilizar recursos, conhecimento e experiência.

  • Enfrentar desafios e superar obstáculos significativos.

  • Agir como um exemplo para os outros.


As candidaturas não serão aceitas se:


  1. As indicações não podem vir de uma pessoa que trabalhe na instituição indicada ou de um membro do conselho da instituição indicada. 

  2. Para prêmios relacionados a CCNTs, os ganhadores de um Prêmio nos últimos três anos não serão considerados para indicação.

  3. Não são permitidas nomeações para indivíduos.


Como enviar uma indicação


O formulário de indicação deverá ser preenchido em inglês. Depois de preencher o formulário, é necessário enviá-lo para  unncdtaskforce@who.int  junto com o formulário padrão da OMS para declaração de interesses.


Como os vencedores serão selecionados


Os vencedores serão selecionados por um painel composto pelo Secretariado e membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional das Nações Unidas para a Prevenção e Gerenciamento de Condições Crônicas Não Transmissíveis e representantes do Departamento de Políticas e Padrões de Produtos de Saúde da OMS.


O prazo para submissões de candidaturas vai até 15 de maio de 2024. Os prêmios serão anunciados no segundo semestre de 2024.


Comments


bottom of page