top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Diabetes (DMD): Prevenir Complicações Para Aumentar Expectativa e Qualidade de Vida, 10/11 às 16h00


Objetivos:
  • Compreender as razões que estão levando o Brasil a apresentar recorde em casos de complicações, resultando em elevados custos para as famílias e sistema de saúde, com redução da qualidade e expectativa de vida das pessoas com diabetes.

  • Conhecer estratégias custo-efetivas que priorizam incorporação da saúde digital e da educação em diabetes para reverter esse cenário.

  • Diante do Dia Mundial do Diabetes 2023, firmar compromisso entre principais instituições dos diferentes setores para equidade no acesso aos cuidados de qualidade do diabetes no Brasil.

Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Sheila Vasconcellos, ADILA (Vídeo)

  • Rebecca Barber, CHLA (Vídeo)

16h20-16h25 – Por que o Brasil está batendo recorde de casos de complicações? Há estratégias que poderiam reverter esse quadro? (Hermelinda Pedrosa, IDF | D-Foot | SBD) (Vídeo)


16h30-16h35 – Como o Glic tem ajudado pessoas com diabetes a atingir suas metas e prevenir complicações? Há como ampliar o modelo? (Gabriel Moreira, Glic) (Vídeo)


16h40-16h45 – Como Vitória da Conquista conseguiu em menos de 1 anos reduzir quase 1% a hemoglobina glicada de pessoas com diabetes tipo 2 através da Atenção Primária (Clavdia Kochergin, UFBA) (Vídeo)


16h50-16h55 – Como a Atenção Primária à Saúde tem sido aprimorada para melhorar cuidados oferecidos às pessoas com diabetes, a fim de melhorar os desfechos? (Jéssica Quadros, SAPS - Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h00-18h00 – Debate – Qual compromisso podemos firmar a fim de melhorar o atual cenário de desfechos do diabetes no país? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Clavdia Kochergin, MSc, PhD

(UFBA)

Doutora em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e Bacharel em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atua na área de saúde do adulto, enfermagem perioperatória, central de materiais e esterilização, saúde coletiva. Atualmente é docente do curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Vitória da Conquista.


Gabriel Moreira

(Glic)

Graduado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Trabalhou por mais de oito anos na KPMG Adivisory em gestão de projetos (PMO) de consultoria para clientes nacionais e internacionais, atuando em melhoria de processos organizacionais com foco em processos financeiros, back office, avaliação de maturidade em processos, avaliação de riscos em projetos de capital, mediação de conflitos entre empresas. Desde de 2016 é o diretor responsável pelas áreas de Operações e Data Science do Glic, plataforma Web/Mobile para o tratamento de diabetes e outras doenças crônicas desenvolvido para auxiliar a rotina de cuidados e apoiar com base em dados a Indústria Farmacêutica e HealthCare no entendimento do mercado de doenças crônicas.


Hermelinda Pedrosa, MD (IDF | D-Foot | SBD) Médica pela Universidade Federal da Paraíba, Fellowship em Diabetes na Radcliffe Infirmary, Oxford-UK e Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atuou como Docente da ESCS-DF (Escola Superior em Ciências da Saúde), Coordena o Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia da FEPECS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde). Membro da Sociedade Brasileiras de Diabetes (SBD), onde foi presidente, da Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD), da American Diabetes Association (ADA), e da SBEM. Coordena o Diabetic Foot Programme da International Diabetes Federation (IDF) para a região SACA. Atualmente é Diretora de Assuntos Governamentais da SBD, Vice-presidente D-Foot Internacional e Vice-Presidente da IDF.


Jéssica Quadros

(Ministério da Saúde)

Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduanda em Epidemiologia de campo-EpiSUS Intermediário pela Fiocruz e Gestão em Saúde pela Unipampa. Tem experiência nas áreas de concentração da saúde coletiva, principalmente nas temáticas de monitoramento e avaliação de indicadores, planejamento estratégico situacional, operacionalização de políticas públicas em saúde, gestão de projetos, vigilância em saúde, assessoria técnica em saúde pública, sistemas de saúde privado e infraestrutura hospitalar. Atualmente é Assessora Técnica da Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde/DEPPROS/SAPS.


Rebecca Barber, MSc, PhD

(CHLA)

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), com Pós-doutorado no Joslin Diabetes Center/Harvard Medical School, e Mestre pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE/UNIFESP). Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e Especialista em Gestão em Enfermagem pela EPE/UNIFESP. Ampla experiência como Educadora em Diabetes, sendo Membro da Association of Diabetes Care and Education Specialists (ADCES), American Diabetes Association (ADA) e International Society of Pediatric and Adolescent Diabetes (ISPAD). Desenvolve pesquisas nas áreas: Enfermagem pediátrica, Letramento em saúde e Estratégias Lúdicas e Diabetes tipo 1. Atualmente é Enfermeira Científica no Instituto de Enfermagem e Pesquisa Interprofissional do Hospital Infantil de Los Angeles (CHLA).


Sheila Vasconcellos

(ADILA)

Graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselheira no Conselho Distrital de Saúde da AP 2.1 e no Comitê de Ética em Pesquisa do IEDE, membro do BCV - Blue Circle Voices da IDF - Federação Internacional de Diabetes, Honoree do Bakken Invitation da Medtronic Foundation, jornalista e uma das idealizadoras da revista EmDiabetes e jornalista da Revista Momento Diabetes. Atualmente é Vice-presidente da Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA).


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros institucionais

Parceiro Coorporativo



bottom of page