Problemas prioritários identificados:
Capacitação limitadas da Atenção Primária à Saúde (APS), para ações de prevenção, acesso a medicamentos e exames, encaminhamento oportuno para diagnóstico precoce, e acompanhamento adequado das doenças respiratórias crônicas, incluindo ajustes terapêuticos de menor complexidade.
Falta de integração dos sistemas entre a Atenção Primárias, Secundária e Terciária para otimizar o acompanhamento de pessoas com condições respiratórias crônicas na APS e seus retornos na atenção Secundária ou Terciária.
Programas de educação sobre as doenças respiratórias, em parceria com as Secretarias de Educação, de Saúde, ONGs e o setor privado, ainda muito restritos.
Inexistência de uma Frente Parlamentar para Doenças Respiratórias.
Falta entendimento sobre em que momento o paciente deve ser encaminhado para a Atenção Secundária ou Terciária.
Planos dos participantes desta reunião para enfrentar os problemas prioritários identificados (próximos 6 meses)
Escalar as ações já desenvolvidas pelos CDD, ProAR e ABRA e transformar em um plano de trabalho unificado.
Dar prosseguimento por 6 meses à campanha online #RespirarÉUumAtoPolítico, com os seguintes componentes:
site disparador de e-mail para que todas as pessoas possam ajudar a pressionar os deputados a aprovarem a Frente Parlamentar para Doenças Respiratórias;
uma Landing Page;
ações de call-to-action nas redes sociais;
episódio especial do Saúde na Roda;
vídeos explicativos sobre a Frente Parlamentar para Doenças Respiratórias; e
ação de envio de telegrama para os deputados que ainda não assinaram a criação da frente parlamentar.
Buscar atualização técnica quanto ao tema de tributos sobre cigarro e crédito para ações de educação e fomento da Atenção Primária.
Utilizar o modelo de matriciamento de doenças respiratórias crônicas (aproximando a Atenção Primária e a Secundária), de São Bernardo do Campo em parceria com a Fundação PróAr, como base para proposição de escala desse modelo.
Planejar com parceiros dos diferentes setores linha de cuidado para distúrbios do sono, visto que boa parte dos distúrbios do sono são respiratórios e seu tratamento beneficiará esta população.
Desenvolver programa específico para Doenças Respiratórias Crônicas a partir da formalização da Frente Parlamentar de Doenças Respiratórias Crônicas.
Identificar indicadores e boas práticas de cases como Saber Saúde, Programa de Tabagismo, AbraçAR (Boehringer) e outros programas para que sejam replicados.
Criar materiais para o público infantil dentro da temática das doenças respiratórias no programa "Saber Saúde".
Criar programas de educação com foco em aprimoramento e capacitação dos profissionais atuantes na Atenção Primária para o melhor atendimento de pessoas com doenças respiratórias no Programa de Tabagismo (PNCT-SP).
Avanços alcançados através de membros deste GT e suas parcerias, durante o ano de 2021:
#RespirarÉUmAtoPolítico surge como uma campanha massiva de conscientização que conta com a parceria da Associação Unidos pela Vida e da Fundação ProAR e tem como objetivo pressionar parlamentares para que eles aprovem a implementação da Frente Parlamentar para Doenças Respiratórias.
Matriciamento Doenças Respiratórias Crônicas, projeto que trata da aproximação entre atenção primária e secundária, pela Fundação ProAR.
Criação pelo Ministério da Saúde de 22 linhas de cuidado a fim de facilitar políticas públicas que direcionam atividades da APS, e podem ampliar seus benefícios para doenças respiratórias em associação com o recém lançado “Guia Prático de Tabagismo para a Atenção Primária” e o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
Implementação do programa AbraçAR pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo em parceria com a Boehringer, que está beneficiando centenas de pessoas com diagnóstico rápido e seguro através de cabines de espirometria (iniciativa esta que recebeu reconhecimento da OMS).
Nome das instituições e seus representantes na reunião em outubro:
Douglas Silva - ResMed;
Gustavo San Martins - AME/CDD (Facilitador) ;
Paulo Fascina – Boehringer Ingelheim;
Sandra Silva Marques - GEPRAPS (Relatora);
Nome das instituições e seus representantes na reunião em setembro:
Gustavo San Martin - CDD (Facilitador)
Paulo Fascina - Boehringer
Rafael Stelmach - Fundação ProAR
Relatório deste GT durante o 8º Encontro do FórumDCNTs: www.forumdcnts.org/post/gt-dpoc-8encontro
Comments