Problemas prioritários identificados:
I. Capacitação limitada dos profissionais da saúde e formação insuficiente dos estudantes quanto a fisiopatologia, o diagnóstico, o manejo, o cuidado, o tratamento e reconhecimento da obesidade como uma doença crônica multifatorial tratável. (desde 2021, com avanços, mas faltando escalar)
II. Inexistência de participação e diálogo de indivíduos com sobrepeso e obesidade para a formulação de programas e políticas públicas pensando também nas desigualdades socioeconômicas. (desde 2021, sem avanços)
III. Amplo desconhecimento da sociedade sobre os mecanismos que levam à obesidade e ampla divulgação de “fake treatments”, gerando estigma, baixa busca de tratamento médico e mínimo acesso aos direitos universais. (desde 2021, com avanços, mas faltando escalar)
IV. Falta de medidas regulatórias sobre publicidade de alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas, comercialização de alimentos não saudáveis em cantinas escolares e tributação reversa para alimentos saudáveis (incluindo benefícios fiscais/subsídios). (desde 2021, sem avanços)
V. Deficiência na promoção e articulação de soluções integradas em políticas públicas e programas, para prevenir, tratar e monitorar a obesidade em todas as fases da vida, assim como de uma linha de cuidado abrangente, contemplando os diferentes momentos do cuidado à pessoa com obesidade. (desde 2021, com avanços, mas faltando escalar)
Planos dos participantes desta reunião para enfrentar os problemas prioritários identificados (próximos 6 meses)
I. Atualizar documentos, fortalecendo uma política pública mais ampla para prevenir, tratar e monitorar a obesidade, em todas as fases da vida, de acordo com o preconizado pelas resoluções da OMS.
II. Desenvolver e fortalecer parcerias para o desenvolvimento e a execução de ações para a redução da prevalência da obesidade.
III. Estimular o debate, junto às organizações e pessoas de outras áreas, como a educação, sobre a necessidade de pautar as DCNTs, em especial a obesidade, na formação, bem como reforçar o tema na formação nos cursos de saúde.
Nome das instituições e seus representantes na reunião em abril:
Andrea Levy - Instituto Obesidade Brasil (Relatora)
Conrado Carrasco - Novo Nordisk
Guilherme Nafalski - Painel Brasileiro da Obesidade/Instituto Cordial (Co-Facilitador)
Jeane Leite – SMS de Manaus
Laerte Junior - ResMed
Maurício Mendonça - Sanofi
Rita Domingues - Instituto Contemplo (Facilitadora)
Tiago Cepas - Merck
![](https://static.wixstatic.com/media/26ede1_b1ff10594029457f84f20642da786d16~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_571,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/26ede1_b1ff10594029457f84f20642da786d16~mv2.jpg)
Nome das instituições e seus representantes na reunião em março:
Andrea Levy - Instituto Obesidade Brasil
Conrado Carrasco - Novo Nordisk
Cristiane Zenobio - SBEM
Denise Bueno - CGDANT/MS
Guilherme Nafalski - Painel Brasileiro da Obesidade/Instituto Cordial
Rita Domingues - Instituto Contemplo
Relatório deste GT durante o 9º Encontro do FórumDCNTs: www.forumdcnts.org/post/gt-obesidade-9encontro
Comments