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Insulinoterapia: o guia do profissional de saúde - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 5 de mai.
  • 3 min de leitura

Nome do Projeto: Insulinoterapia: o guia do profissional de saúde

Tema contemplado: Diabetes

Responsável pelo projeto: Sabrina Montenegro Cruz

Instituição: Universidade Estadual do Ceará - UECE 

Cargo/Função e formação acadêmica: Farmacêutica clínica/Coordenadora da Assistência Farmacêutica de Miraíma / Especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica - ICTQ. Mestra em Gestão em Saúde - UECE

Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Helena Alves de Carvalho Sampaio / Professora emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado) da UECE

Instituições parceiras: Universidade Estadual do Ceará - UECE

Imagem: Insulinoterapia: o guia do profissional de saúde
Imagem: Insulinoterapia: o guia do profissional de saúde

Sobre o Projeto:


O objetivo do projeto foi construir e validar um guia digital educativo sobre insulinoterapia na Atenção Primária a Saúde (APS), fundamentado nos princípios do letramento em saúde, o que faz este guia diferente dos outros, para torná-lo claro e acessível. O projeto buscou melhorar a compreensão e adesão ao tratamento de pessoas com diabetes, promovendo seu empoderamento no cuidado à saúde, estimulando o uso seguro da insulina, e fortalecendo   a relação entre o profissional de saúde e a pessoa com diabetes.     


A validação de aparência e operacionalidade foi baseada em diretrizes sobre insulinoterapia e letramento em saúde da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e o Protocolo Clínico de Diretrizes e Terapêuticas para Diabetes Mellitus Tipo 2 (PCDT de DM2) do Ministério da Saúde. Em Miraíma, 22 profissionais da APS foram convidados para serem juízes técnicos, recebendo uma carta-convite com dois QR Code, um para acessar o guia digital e outro o formulário AMEELS-BR no Google Forms®, mas apenas 16 aceitaram participar. Também foram fornecidas as diretrizes para preenchimento. O instrumento para validação utilizado foi o AMEELS-BR, validado no Brasil, que possui 56 itens para avaliação de materiais educativos, dividido em seis domínios, com classificações globais como ótimo, adequado ou não-aceitável. Para aprovação, cada tópico deveria alcançar pontuação 1 ou 2. O guia foi classificado como válido, pois dos 56 itens avaliados, 54 foram atribuídos ótimo e 2 como aquedado. O guia está disponível no site do Laboratório Nutrindo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a integração com programas de capacitação garantem sua sustentabilidade e expansão. Além disso, a parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Ceará - CRF/CE, através da criação do GT Letramento em Saúde na Prática Farmacêutica, regulamentado em portaria nº 334/2024, no qual visa capacitar farmacêuticos para se tornarem protagonistas na promoção da literacia em saúde  e outras instituições ampliam seu impacto nas demais regiões.

       

O guia educativo digital foi desenvolvido com base nos princípios do letramento em saúde aplicados à comunicação oral, escrita e digital, buscando superar barreiras práticas e linguísticas. Sua validação por juízes técnicos evidenciou clareza, utilidade e aplicabilidade no contexto da APS. A relevância deste estudo está no potencial do guia para transformar as abordagens de educação e capacitação de profissionais de saúde, bem como fornecer autonomia às pessoas com diabetes no manejo seguro da insulina e cuidados com a sua saúde. Além de um recurso técnico, o guia se consolida como uma ferramenta estratégica para promover um cuidado mais inclusivo, acessível e centrado na pessoa, alinhado às reais necessidades de quem vive com essa condição crônica.


Saiba Mais:


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