Navegação que salva: Câncer de Mama em foco - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025
- FórumDCNTs
- 5 de mai.
- 2 min de leitura
Nome do Projeto: Navegação que salva: câncer de mama em foco
Tema contemplado: Câncer
Responsável pelo projeto: Sandra Marques Silva Gioia
Instituição: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
Cargo/Função e formação acadêmica: Coordenadora médica, Cirurgiã Oncológica (INCA) Mestrado e MBA (Gestão em Saúde).
Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Maicon Rocha de Jesus, navegador de pacientes, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
Contato: sandra.gioia@gmail.com
Instituições parceiras: Global Cancer Institute, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Avon e Grupo Roche.

Sobre o Projeto:
O objetivo do projeto é avaliar se um programa de navegação de pacientes com câncer de mama contribui para o aumento do cumprimento da "Lei dos 60 dias". E, por consequência, avaliar se o cumprimento desta lei federal brasileira contribui para diminuição da mortalidade por esta doença em pessoas que passam pelo sistema público de saúde. O Projeto demonstra impacto significativo na redução das barreiras ao tratamento e na melhoria da sobrevida das mulheres atendidas. A taxa de cumprimento da "Lei dos 60 dias" aumentou de 22% para 86%, e a sobrevida em 5 anos chegou a 92,6%, com benefício ainda maior para aquelas tratadas dentro do prazo legal. Esses resultados evidenciam a importância da navegação como estratégia para fortalecer o cuidado centrado no paciente, especialmente em sistemas de saúde fragmentados e sub financiados. A abordagem do projeto inclui assistentes sociais capacitados para acompanhar as pessoas, removendo obstáculos burocráticos e sociais que poderiam atrasar o início do tratamento.
O público-alvo do projeto inclui mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com destaque para a predominância de mulheres negras ou pardas e com baixa escolaridade. A sustentabilidade do projeto já está sendo estruturada com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do RJ e da Fundação Saúde. A expansão planejada para outros polos diagnósticos da SES RJ é um passo importante para ampliar o alcance do programa. A continuidade do projeto é essencial para assegurar que as conquistas obtidas não se percam e para garantir que mais mulheres tenham acesso a um tratamento oncológico oportuno, com impacto direto na redução da mortalidade.
Saiba Mais:
Comments