top of page

Navegação que salva: Câncer de Mama em foco - Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder de CCNTs no Brasil 2025

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Nome do Projeto: Navegação que salva: câncer de mama em foco

Tema contemplado: Câncer

Responsável pelo projeto: Sandra Marques Silva Gioia

Instituição: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Cargo/Função e formação acadêmica: Coordenadora médica, Cirurgiã Oncológica (INCA) Mestrado e MBA (Gestão em Saúde).

Cargo e instituição dos demais membros da equipe que lidera o projeto: Maicon Rocha de Jesus, navegador de pacientes, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Instituições parceiras: Global Cancer Institute, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Avon e Grupo Roche. 

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Sobre o Projeto:


O objetivo do projeto é avaliar se um programa de navegação de pacientes com câncer de mama contribui para o aumento do cumprimento da "Lei dos 60 dias". E, por consequência, avaliar se o cumprimento desta lei federal brasileira contribui para diminuição da mortalidade por esta doença em pessoas que passam pelo sistema público de saúde. O Projeto demonstra impacto significativo na redução das barreiras ao tratamento e na melhoria da sobrevida das mulheres atendidas. A taxa de cumprimento da "Lei dos 60 dias" aumentou de 22% para 86%, e a sobrevida em 5 anos chegou a 92,6%, com benefício ainda maior para aquelas tratadas dentro do prazo legal. Esses resultados evidenciam a importância da navegação como estratégia para fortalecer o cuidado centrado no paciente, especialmente em sistemas de saúde fragmentados e sub financiados. A abordagem do projeto inclui assistentes sociais capacitados para acompanhar as pessoas, removendo obstáculos burocráticos e sociais que poderiam atrasar o início do tratamento.


O público-alvo do projeto inclui mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com destaque para a predominância de mulheres negras ou pardas e com baixa escolaridade. A sustentabilidade do projeto já está sendo estruturada com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do RJ e da Fundação Saúde. A expansão planejada para outros polos diagnósticos da SES RJ é um passo importante para ampliar o alcance do programa. A continuidade do projeto é essencial para assegurar que as conquistas obtidas não se percam e para garantir que mais mulheres tenham acesso a um tratamento oncológico oportuno, com impacto direto na redução da mortalidade.


Saiba Mais:


Gioia S et al. Prediction of attendance to the "60 days law" within the patient navigation program to breast cancer in Rio de Janeiro, Brazil. J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr e13100). Gioia S et al, Patient navigation improved breast cancer outcomes among women in the public system in Rio de Janeiro, Brazil. International Journal of Health Science v. 4, n. 40, 2024.

Comments


bottom of page