top of page

OMS abre consulta pública, até 27/9, para projeto de diretriz sobre terapia no tratamento da Obesidade

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) abre consulta pública sobre o projeto de diretriz da OMS sobre terapia com GLP-1 para o tratamento da obesidade em adultos. As inscrições vão até 27/09/2025.


O FórumCCNTs, junto com parceiros da área, submeterá uma recomendação para esta consulta pública.


Foto: World Obesity
Foto: World Obesity

A obesidade é um dos desafios de saúde mais importantes da atualidade, afetando mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e contribuindo para milhões de mortes evitáveis ​​a cada ano.


Existem diversas opções para o manejo da obesidade em adultos. Nesse contexto, a OMS desenvolveu um projeto de diretriz com recomendações baseadas em evidências sobre o uso de agonistas do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) e agonistas duplos do GLP-1/polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) para o tratamento da obesidade em adultos. As recomendações do projeto de diretriz foram formuladas com base em análises de estudos científicos publicados, valores e preferências, além de considerações sobre o acesso a essa intervenção.


Escopo e Objetivo


A diretriz visa apoiar países de todos os níveis de renda na construção de programas de tratamento da obesidade crônica equitativos, baseados em evidências e sustentáveis. A terapia com GLP-1 é apresentada como uma das diversas intervenções dentro de um modelo multimodal de cuidado.


Com a conclusão do processo de revisão por pares, a OMS convida os Estados-Membros, profissionais de saúde, pesquisadores, organizações da sociedade civil, pessoas vivendo com obesidade e outras partes interessadas a fornecer comentários sobre a minuta da diretriz. Busca-se feedback especialmente sobre:


  • A clareza e a relevância das recomendações;

  • Considerações para implementação em contextos diversos;

  • Evidências adicionais ou experiências de países que possam fortalecer a diretriz.


Orientações para o envio de comentários


Comentários sobre a minuta da diretriz serão aceitos por meio do formulário online até 27 de setembro de 2025. Os comentários serão aceitos somente por meio do formulário online e devem ser acompanhados de uma Declaração de Interesse (DOI) preenchida e assinada.


Prazo para envio de comentários: 27 de setembro de 2025 (18h59 horário de Brasília/DF).


Fonte: OMS

Comentários


bottom of page