top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança diretriz "Transformando Cada Escola em uma Iniciativa Escolar Promotora de Saúde"

As escolas são essenciais para que crianças e adolescentes adquiram conhecimento, habilidades para conviver em sociedade, incluindo empatia e resiliência, e habilidades de pensamento crítico que fornecem a base para um futuro saudável. O acesso à educação e a ambientes escolares seguros e de apoio têm sido associados a melhores resultados de saúde. Por sua vez, uma boa saúde está associada a taxas de evasão escolares reduzidas, melhor desempenho educacional, maior chance de conseguir emprego e aumento de produtividade.

A OMS há muito reconheceu a ligação entre saúde e educação e o potencial das escolas para desempenhar um papel central na proteção da saúde e do bem-estar dos alunos. Em 1995, a OMS lançou a Iniciativa Global de Saúde Escolar, que visava fortalecer as abordagens de promoção da saúde nas escolas. Dentre essas abordagens, o pareamento das crianças com os serviços de saúde ocupa um lugar importante.


Os serviços de saúde escolar (SHS), conforme definido na nova diretriz, são serviços prestados por um trabalhador de saúde a alunos matriculados no ensino fundamental ou médio, seja nas dependências da escola ou em um serviço de saúde situado fora da escola. A maioria dos países tem alguma forma de SHS, mas muitos desses programas atualmente não são baseados em evidências, não são bem implementados, são subfinanciados e / ou são entregues com alcance e escopo limitados.


Em todas as regiões da OMS, crianças em idade escolar e adolescentes (aqueles com idade entre 5 e 19 anos) enfrentam uma série de problemas de saúde evitáveis, incluindo lesões não intencionais, violência interpessoal, problemas de saúde sexual e reprodutiva, doenças transmissíveis, doenças crônicas não transmissíveis e problemas de saúde mental.


A necessidade de cuidados de saúde de qualidade para crianças de 5 a 19 anos é grande, mas globalmente a qualidade dos serviços de saúde para eles é variável e a cobertura é limitada. As escolas oferecem uma oportunidade única de implementar serviços de saúde eficazes em grande escala para crianças e adolescentes. Acesse o novo guia completo aqui.

bottom of page