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Organização Mundial da Saúde: Gerenciando a infodemia - assinaturas até 14/2/2021

Desde o início do surto, há mais de um ano, a pandemia do COVID-19 afetou gravemente diversas sociedades e economias. Da mesma forma, afetou profundamente a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo a maneira como consumimos, produzimos e reagimos às informações.


Graças às novas tecnologias, temos conseguido disseminar amplamente o conhecimento e as evidências sobre essa nova doença. No entanto, as plataformas de mídia social também são responsáveis por disseminar falsas e distorcidas informações.


O Secretário-Geral da ONU e o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declararam que estamos lutando contra uma infodemia da mesma forma que estamos lutando contra uma pandemia.


Infodemia.

Infodemia é definida como um tsunami de informações - algumas precisas, outras não - que se espalha junto com uma epidemia. Se não for gerenciado adequadamente, um infodêmico pode ter impactos negativos diretos sobre a saúde das populações e a resposta da saúde pública ao minar a confiança na ciência e nas intervenções.

A resposta a infodemia exige o apoio, desenvolvimento e aplicação de soluções eficientes que equipem os indivíduos e suas comunidades com o conhecimento e ferramentas para promover informações precisas sobre saúde e mitigar os danos que a desinformação causa.


A OMS convida a sociedade civil e organizações para assinar o Call for Action - um movimento global para promover o acesso a informações de saúde e mitigar os danos da desinformação sobre saúde entre as comunidades online e offline.


Acesse o questionário aqui.

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